PLANO MUNICIPAL PARA UMA CIDADE INTELIGENTE

WhatsApp Image 2023-08-11 at 16.08.58

Kátia Bertol – Diretora do Plano Municipal de Cidade Inteligente

Currículo: https://l1nk.dev/5cizF

Contato: diretora.parque@patobranco.tec.br

 

INTRODUÇÃO

Localizada no sudoeste do Paraná, a cidade de Pato Branco possui um índice de desenvolvimento humano (IDH de 2010) de 0.782, sendo a 3ª melhor cidade em qualidade de vida no Paraná e 11ª cidade com maior potencial de inovação do PR, isso se refere a diversas ações que a validaram como modelo de desenvolvimento científico e tecnológico para o Paraná e Brasil, contando com um forte Polo Tecnológico seu ecossistema de inovação conta com aproximadamente 365 empresas de Tecnologia, 126 indústrias de software, 34 startups de alcance nacional e internacional.

O Ecossistema de Inovação em Pato Branco, iniciou há quase 50 anos com iniciativas e colaboração de vários atores das três hélices: academia, governo e empresas, foram várias ações que culminaram com a criação do Parque Tecnológico em 2016. Em 2021 foi criado o Plano Municipal de Cidade Inteligente e várias outras iniciativas, conforme detalhado na linha do tempo.

Fonte: Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

JUSTIFICATIVA

Uma Cidade Inteligente e Sustentável objetiva colocar o cidadão no centro do seu propósito, onde as tecnologias da informação e comunicação (TICs) poderão apoiar a vida sustentável, equilibrando seu desenvolvimento social, econômico e ambiental; engajando e incentivando seus cidadãos a participarem da vida pública e também cocriar futuros urbanos que atendam às necessidades e aspirações para si e para as futuras gerações, promovendo mais oportunidades de crescimento, pessoais e profissionais, incrementando também o desenvolvimento das empresas da cidade e região, (Bertol, 2022).

Neste cenário, no início da gestão em 2021, o prefeito municipal designou uma profissional, pesquisadora sobre o tema, para elaborar um plano para cidades inteligentes, que contemplassem o cuidado com todos os cidadãos, pois ele queria “ uma cidade inteligente dos bairros para o centro”. A partir disso foi elaborado este Plano Municipal para Cidade Inteligente.

As diretrizes para a criação deste Plano, considerou a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes[1]. Além disso, todos os projetos da gestão municipal do prefeito Robson Cantu e vice prefeita, Ângela Padoan consideram os  indicadores internacionais para Cidades Inteligentes e Sustentáveis, conforme as NBR/ISO 37.120 / 37.122 e 37.123 e também os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da agenda 2030 da ONU[2].

[1] CARTA BRASILEIRA DE CIDADES INTELIGENTES

[2] OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 

OBJETIVOS:

  1. Acompanhar periodicamente os projetos das secretarias municipais por meio de reuniões com os secretários municipais;
  2. Relacionar os projetos existentes com os indicadores das normas da ABNT 37.122
  3. Elaborar e executar plano de ação para melhorar os indicadores;
  4. Preparar o município para a certificação nos indicadores das normas da ABNT 37.122 / 37.120 / 37.123

DIMENSÕES DE UMA

CIDADE INTELIGENTE

Segundo Giffinger et al (2007) uma Smart City possui características que podem ser nomeadas como dimensões chamadas de : Economia inteligente, Pessoas Inteligentes, Governança inteligente, Mobilidade, Meio Ambiente e Bem estar Inteligente. Dentro dessas dimensões há subdivisão em setores importantes para a vida de um cidadão. As dimensões de uma Cidade Inteligente e Sustentável são:

PRÊMIOS CONQUISTADOS PELO MUNICÍPIO – 2024

 

No mês de abril durante o evento Gov Tech da Plataforma Connected Smart Cities houve a entrega de selos referente à governança em ecossistema de inovação, que avaliou cinco pilares:

  • Políticas e estratégias de inovação;
  • Participação e colaboração das hélices;
  • Transparência e acesso à informação;
  • Cultura de inovação;
  • ambientes e resultados de inovação.

Diante das informações e evidências fornecidas pelo município de Pato Branco a cidade conquistou o selo OURO de governança em Ecossistema de Inovação.

 

 

No prêmio Prefeitura Empreendedora promovido pelo SEBRAE o município de Pato Branco conquistou o prêmio na categoria Turismo e Identidade Territorial com o projeto DTI – Destino turístico Inteligente.

 

 

 

A cidade de Pato Branco conquistou excelentes posições no ano de 2023, devido às ações de monitoramento e acompanhamento dos indicadores feito por todas as secretarias municipais. Além disso, foram lançadas as informações municipais na plataforma da Bright Cities, onde em três meses o percentual de dados mapeados era de 67% e evoluiu para 98%, alcançando a posição de benchmarking populacional e concedendo à cidade o Selo Inteligente de Dados.

Design sem nome - 1

O município de Pato Branco conquistou o selo OURO de Boas Práticas em Cidades Inteligentes pela Plataforma Connected Smart Cities. Os selos avaliam seis dimensões auto declaradas:

  • Planejamento da Cidade Inteligente
  • Governança da Cidade Inteligente
  • Planejamento da infraestruturas e serviços de TIC
  • Maturidade para parcerias
  • Tendência de evolução no Ranking Connected Smart Cities
  • Ecossistema de Inovação

Em relação ao ranking de Cidades Inteligentes e Conectadas, no ano de 2023  a cidade subiu muitas posições no ranking geral do Brasil, ficando em 34º lugar na categoria geral e 2º lugar na categoria de 50 a 100 mil habitantes. Além disso, indicadores de todas as dimensões apresentaram evolução positiva.

RANKING CONNECTED SMART CITIES 2022

Em 2022 a cidade de Pato Branco ocupava o 5º lugar no Brasil e 1º lugar no Paraná no porte das cidades de 50 a 100 mil habitantes. No ranking geral, ocupa 9ª posição no Paraná,  20 ª posição na região Sul e 77ª posição no Brasil entre as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil no Ranking Connected Smart Cities 2022, disponível em:  https://ranking.connectedsmartcities.com.br/

 

 

 

 

PRÊMIO GESTOR PÚBLICO 2022

O prefeito municipal Robson Cantu foi premiado na Assembleia Legislativa do Paraná pelo projeto PATO ROTAS DO CAMPO, desenvolvido pela secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e secretaria de Agricultura. Trata-se de um código de endereçamento rural, para as propriedades da zona rural do município. Ao disponibilizar este código, o morador poderá usufruir de serviços de entrega de produtos, e também contar com mais rapidez para o atendimento de emergência de saúde e segurança. Até o momento, foram entregues aproximadamente 250 códigos aos moradores da zona rural, e a Secretaria de Agricultura prossegue com a divulgação e entrega de cartões com as instruções para uso para os moradores da zona rural de Pato Branco.

Matéria destaque Prêmio Gestor Publico

Matéria TCE

Matéria – Diário do Sudoeste

 

 

 

 

SELO DE BOAS PRÁTICAS – RANKING CONNECTED SMART CITIES 2022

Em 2022 foi a criado o Selo de boas práticas em Cidades Inteligentes e Pato Branco foi uma das 28 cidades do Brasil a ser contemplada, onde foram analisadas 6 dimensões: Planejamento da Cidade Inteligente, Governança da Cidade Inteligente, Ecossistema de Inovação, Planejamento de Infraestruturas e Serviços de TIC, Maturidade para parcerias público privadas (PPP) e tendência de evolução no Ranking Connected Smart Cities. O município conquistou o Selo Aspiracional.

Matéria Selo Boas Praticas

 

 

 

 

 

 

39º LUGAR NO BRASIL – RANKING DE COMPETITIVIDADE DOS MUNICÍPIOS 2022

Promovido pelo Centro de Liderança Pública, uma organização suprapartidária, na edição de 2022 a cidade avançou em 24 posições em relação à colocação geral e 12 posições na região sul, sendo a região mais bem avaliada do Brasil. A pesquisa é composta por 3 dimensões, 13 pilares e 65 indicadores. Assim, a partir da divisão nas dimensões “instituições”, “sociedade” e “meio ambiente”, o ranking visa estimular a competição saudável entre as cidades a partir de um entendimento mais profundo e amplo sobre cada localidade. Acesse aqui para matéria completa:

Matéria Ranking Competitividade

Ranking Geral

 

 

 

PRÊMIO BAND CIDADES EXCELENTES

A ação é uma iniciativa do Instituto Aquila em parceria com a Rede Band de Comunicação e tem por objetivo valorizar as boas práticas da gestão pública utilizadas pelos municípios para transformar a realidade local. Pato Branco recebeu duas premiações, conquistou o 1º lugar na categoria Infraestrutura e Mobilidade, entre os municípios de 50 a 100 mil habitantes e, consagrou-se a grande campeã estadual na categoria entre 30 a 100 mil habitantes nos 5 pilares estruturantes que são Governança, Educação, Infraestrutura e Mobilidade, Saúde e Bem-Estar e Desenvolvimento Socioeconômico e, para essa edição do prêmio, houve a inclusão do pilar Sustentabilidade.

https://patobranco.pr.gov.br/pato-branco-recebe-premio-band-cidades-excelentes/

https://patobranco.pr.gov.br/pato-branco-e-destaque-nacional-em-cidades-excelentes/

No IDPM Índice de Desenvolvimento Municipal do IPARDES, Pato Branco manteve seu nível de ALTO DESENVOLVIMENTO.

O IPDM procura retratar o desempenho dos 399 municípios paranaenses, em relação à Renda (que aglutina dados do mercado de trabalho formal e agropecuária), Educação (com indicadores educacionais relevantes) e Saúde (refletindo indicadores de mortalidade na infância, de monitoramento pré-natal e das mortes em geral). Os indicadores finais se consolidam entre os valores 0 e 1, cujos resultados se enquadram em quatro estratos de desempenho, conforme quadro abaixo:

Entre os principais resultados do IPDM Geral, que sintetiza a média dos indicadores das três dimensões, está o fato de que a maioria dos municípios do Paraná encontra-se nos níveis mais elevados, com 360 no estrato de Médio Desempenho e 29 no Alto Desempenho.

Acompanhe os resultados de Pato Branco:

Índice Geral: 0,8292

Índice Educação: 0,9546

Índice Saúde: 0,8460

Índice Emprego: 0,6871

EVOLUÇÃO DA CIDADE DE PATO BRANCO DE 2010 A 2021

2010

2011

2012

2013

2014

2015

2016

2017

2018

2019

2020

2021

ÍNDICE GERAL

0,6762

0,7053

0,7363

0,7729

0,7908

0,7852

0,7990

0,7968

0,7947

0,8181

0,8188

0,8292

ÍNDICE EDUCAÇÃO

0,8104

0,8437

0,8456

0,8687

0,8708

0,9061

0,9096

0,9119

0,9104

0,9358

0,9296

0,9546

ÍNDICE SAÚDE

0,6110

0,6549

0,7283

0,7858

0,8217

0,8296

0,8458

0,8279

0,8215

0,8395

0,8530

0,8460

ÍNDICE EMPREGOS

0,6071

0,6172

0,6350

0,6642

0,6798

0,6199

0,6416

0,6507

0,6521

0,6789

0,6738

0,6871

Fonte: https://www.ipardes.pr.gov.br/Noticia/Em-dez-anos-28-cidades-do-Parana-alcancam-o-topo-do-Indice-de-Desempenho-Municipal

PROJETOS DO PLANO MUNICIPAL

DE CIDADE INTELIGENTE – GESTÃO 2021/2024

AMBIENTE INTELIGENTE

CENTRO INTELIGENTE

OBJETIVO

Criar um espaço de interação, informação e conectividade aos cidadãos e visitantes da Cidade de Pato Branco com diversas tecnologias instaladas em duas praças e no Centro de Cidadania.

BENEFÍCIOS

Oferecer aos cidadãos e as pessoas que visitam a cidade de Pato Branco, locais onde esses possam acessar, por meio de totens interativos, diversas informações sobre a cidade, tais como, hospitais, restaurantes, hotéis, eventos, trilhas turísticas, etc, de forma rápida e fácil.  Estão previstas 3 fases para a conclusão do Centro Inteligente.

 

Fase 1:  CENTRO DE CIDADANIA

Seu propósito visa a inclusão social e digital de todos os cidadãos, em um ambiente de Cidade Inteligente, oferecendo oportunidades de crescimento e desenvolvimento, promovendo dignidade e sentimento de pertencimento a uma comunidade.

A estrutura contempla:

Computadores e Totens interativos com acesso online aos serviços públicos da prefeitura e demais secretarias, visando facilidade e agilidade ao cidadão;

  • Salas digitais para atender diferentes públicos: crianças, adolescentes, adultos e idosos, oferecendo desde inclusão digital e diversos conteúdos relacionados às tecnologias,
  • Sala multiuso para reuniões e workshops para discutir diversos temas relacionados à cidadania;
  • Coworking para pessoas que queiram estudar e trabalhar por um determinado período.

A obra foi inaugurada em março de 2024 e já conta com diversas atividades sendo

ofertadas para a população, com vários cursos na área de TI em parceria com o SENAI e Secretaria de Desenvolvimento Econômico por meio do Programa Qualifica;  atendimento do CAD único, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Orientação para Carreiras, orientação Contábil e Jurídica, em parceria com a UNIDEP e atividades físicas e intelectuais para idosos em parceria com a secretaria de Esporte e Lazer.

CENTRO DE CIDADANIA – 1


CENTRO DE CIDADANIA – 2


CENTRO DE CIDADANIA – 3


CENTRO DE CIDADANIA – 4

 

Fase 2: Praça Getúlio Vargas – CASA TEMÁTICA

A  construção da nova Casa Temática, será na praça ao lado da igreja Matriz São Pedro Apóstolo, para ser utilizada nos diversos eventos festivos e culturais do Município, como o Natal, a Páscoa e outras datas comemorativas. A casa temática foi inaugurada em dezembro de 2023 com a abertura oficial do Natal em Pato Branco.

CASA TEMÁTICA

Espaço de convivência para pessoas idosas

O Espaço de Convivência da Pessoa Idosa, unidade pública, oferta o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, sendo uma forma de intervensão social pautada em características e interesses demandadas por essa faixa etária, valorizando as experiências de vida, possibilitando novas vivências para o autoconhecimento e autocuidado.

Tem por foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social.

https://patobranco.pr.gov.br/iniciada-a-construcao-do-centro-de-referencia-em-cidadania-em-idoso/

 

AMBIENTE INTELIGENTE

PROJETO CONECTA 5G

Em 2022 a cidade foi escolhida pela ABDI – Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial, entre as 12 cidades do Brasil a participarem do projeto piloto de implementação da Tecnologia 5G, que tem como propósito “criar a oportunidade de o município testar a conexão 5G, por meio da iluminação pública, que vai contribuir para a melhoria da segurança pública, da mobilidade urbana e dos serviços em geral. Isso significa internet de alta qualidade para o cidadão e, para a prefeitura, a possibilidade de testar modelos de negócios com aplicações de 5G voltadas a empresas ou startups” salienta Igor Calvet, presidente da ABDI. Acesse aqui para saber mais:

https://www.abdi.com.br/postagem/rede-5g-mais-cedo-nas-cidades-brasileiras

https://patobranco.pr.gov.br/pato-branco-e-contemplada-no-projeto-conecta-5g/

https://redemaxima.com.br/2022/04/07/pato-branco-e-uma-das-12-cidades-do-pais-escolhidas-para-experimento-com-tecnologia-5g/

https://www.mobiletime.com.br/noticias/12/01/2023/60-luminarias-inteligentes-com-antena-5g-foram-instaladas-em-cinco-cidades-brasileiras/

 

  • ILUMINAÇÃO INTELIGENTE E LABORATÓRIO 5G

OBJETIVO

Testar luminárias que têm tecnologia 5G, em um teste piloto de 36 meses em parceria com a ABDI.

BENEFÍCIOS

Para o município de Pato Branco, a implantação da rede 5G é fundamental para seu desenvolvimento econômico e tecnológico, pois essa nova tecnologia apoiará projetos de Internet das coisas, conectando dispositivos e sensores, indústrias de automação, serviços de saúde, segurança e empresas que invistam em produtos e serviços que demandem internet de alta velocidade e conectividade. Em dezembro de 2022 foram instaladas 10 luminárias no entorno da praça Getúlio Vargas onde também se pretende instalar o Laboratório de 5G para atrair empresas que desejem fazer testes com esta tecnologia. Mais informações nos links abaixo:

https://patobranco.pr.gov.br/pato-branco-conta-com-conectividade-5g/

https://www.mobiletime.com.br/noticias/12/01/2023/60-luminarias-inteligentes-com-antena-5g-foram-instaladas-em-cinco-cidades-brasileiras/

 

  • REDE MÓVEL 4G NA ÁREA RURAL

OBJETIVO

Aumentar a cobertura de rede móvel 4G na área rural, pois foi constatado que algumas regiões são parcialmente cobertas e nas demais não possuem o serviço.

BENEFÍCIOS

A rede móvel 4G possibilitará diversos benefícios como maior velocidade de conexão e a efetividade em serviços de streaming. Para os produtores rurais, além de fazer o uso próprio da rede, é possível aumentar a produtividade no campo por integrar dispositivos conectados à rede, realizando o controle e monitoramento de equipamentos e sensores.

Atualmente existem 49 comunidades rurais em Pato Branco, por meio do projeto Agronet é ofertado um ponto de internet para cada comunidade. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação está realizando a vistoria dos 46 pontos instalados para a renovação do contrato com a empresa Cyber Tech.

ENERGIA

  • ILUMINAÇÃO INTELIGENTE

OBJETIVO

Reduzir o custo de energia e melhorar a iluminação, com controle de luminosidade, manutenção individual e proporcionando mais segurança ao município.

BENEFÍCIOS

O Município conta com lâmpadas de vapor de sódio para iluminação pública. Devido à sua baixa eficiência, as lâmpadas de vapor de sódio consomem muito mais energia elétrica do que as lâmpadas de LED. Outro ponto é a gestão de manutenção, sendo que atualmente é enviada uma equipe de manutenção para o local, inviabilizando uma manutenção rápida e eficiente.  Além do que, a vida útil de uma lâmpada de vapor de sódio é bem inferior do que uma lâmpada de LED. Atualmente o município está fazendo a substituição das lâmpadas a vapor por lâmpadas de LED.

  • ELETROPOSTOS

OBJETIVO

Instalar unidades de eletropostos para carregamento de veículos e outros modais elétricos que trafegam na cidade de Pato Branco e região.

BENEFÍCIOS

Reduzir o impacto ambiental e custos com combustíveis fósseis, incentivando o uso de formas de transporte, como carros elétricos, patinetes, scooters e bicicletas; visando aumentar a qualidade de vida dos patobranquenses, diminuindo a poluição do ar, ruídos entre outros benefícios, podendo se tornar referência para outros municípios do sudoeste do Paraná.  A primeira unidade está instalada no parque Tecnológico de Pato Branco.

SAÚDE

● APLICATIVO PARA MAPEAMENTO DE PCD’S

OBJETIVO

Desenvolver um aplicativo para realizar o mapeamento de pessoas com os diversos tipos de deficiências no município de Pato Branco.

BENEFÍCIOS

O aplicativo busca realizar uma base de dados classificando e diferenciando os diferentes tipos de deficiência. Assim, auxiliando na acessibilidade digital e na digitalização do sistema público na rede de saúde. Beneficiando também, as secretarias do município nas tomadas de decisões e na elaboração de novos projetos.

● ÓCULOS PARA CEGOS – ORCAM MYEYE 2.0

OBJETIVO

Oferecer independência e autonomia aos cidadãos que possuem algum tipo de deficiência visual, permitindo o acesso às informações visuais, transmitidas por áudio, em uma pequena câmera que pode ser conectada a qualquer par de óculos.

BENEFÍCIOS

Contando com uma tecnologia avançada de reconhecimento de faces, além de auxiliar o usuário a identificar as pessoas ao seu redor, diz ainda o gênero de cada uma delas e por ser dotado de leds, pode operar em ambientes escuros. O OrCam MyEye 2.0 reúne muitas funcionalidades em um só equipamento, totalmente off-line, ampliando assim o conforto, praticidade, segurança e autonomia das pessoas com algum nível de deficiência visual, tanto nos estudos, quanto em sua rotina diária.

https://patobranco.pr.gov.br/aparelho-adquirido-pela-prefeitura-vai-auxiliar-deficientes-visuais/

 

EDUCAÇÃO

● PROGRAMA EDUCA DIGITAL

OBJETIVO

Integrar o sistema de ensino municipal às novas tecnologias, assim como professores e alunos, na rotina diária das escolas.

● Uso de tablets pelos alunos do ensino fundamental municipal
● Atualização dos laboratórios de informática
● Laboratórios de robótica
● Aquisição de equipamentos multimídia e quadros interativos

BENEFÍCIOS

Reduzir a desigualdade digital, melhorar o aprendizado, ter acesso a mais fontes de informações, a fim de aumentar a qualidade de seus conhecimentos, inserir os alunos no universo da tecnologia, visando prepará-los para as futuras profissões.

Veja a matéria:

https://patobranco.pr.gov.br/pato-branco-lanca-programa-educa-digital/

 

PROJETO LETRAMENTO DIGITAL

OBJETIVO

Formar multiplicadores com capacitação é totalmente gratuita tendo como foco o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais nos temas mais demandados pelo mercado atual e de tendências tecnológicas, por meio de uma metodologia inspiradora de aprendizagem criativa e colaborativa, que torna o aluno o centro de toda a experiência.

BENEFÍCIOS

Com a formação, os alunos irão consolidar todo o aprendizado e aplicá-lo de maneira prática no compartilhamento dos conhecimentos obtidos, juntamente da equipe da Facti, em atividades de capacitação para até 2000 crianças do Ensino Fundamental I (4º e 5º ano) das Escolas Municipais de Pato Branco.

https://patobranco.pr.gov.br/projeto-letramento-digital-busca-formar-agentes-multiplicadores-do-conhecimento/

https://patobranco.pr.gov.br/letramento-digital-mais-de-90-pessoas-iniciam-a-capacitacao-para-se-tornarem-multiplicadores/

 

● PROJETO CRIAR E BRINCAR

OBJETIVO

Revitalizar os brinquedos das creches municipais, inserindo as crianças no universo tecnológico desde sua 1ª infância.

BENEFÍCIOS

Não existem limites para a criação de objetos 3D: tudo o que você imaginar pode virar realidade, como bonecos, peças de xadrez, dados, quebra-cabeças etc. Em parceria com pedagogas e psicólogas, serão escolhidos os brinquedos a serem utilizados pelas crianças das creches municipais e também dos centros de acolhimento da Assistência Social. Essa tecnologia proporcionará economia, rapidez e conveniência para a produção desses materiais.

 

● POLO DE ASTRONOMIA

OBJETIVO

Impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico da região na área do ensino de Astronomia e Ciências afins e ainda propiciar um espaço voltado às demais atividades culturais para a comunidade local e regional em geral.

BENEFÍCIO

Os espaços de Ciências têm a versatilidade, a flexibilidade e as possibilidades de promover e consolidar uma cultura científica desde a informação até o conhecimento, pois pode provocar a curiosidade com exposições, sessões audiovisuais, experiências e descobertas, além de proporcionar cursos de formações rápidas e/ou regulares, para professores, alunos e a comunidade em
geral.

No dia 03 de junho de 2023 a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação fez a entrega de kits de materiais didáticos de astronomia que foram impressos no laboratório de 3D e serão utilizados pelos professores durante as aulas com os alunos.

https://patobranco.pr.gov.br/prefeitura-inicia-mais-uma-turma-de-formacao-em-astronomia-e-ciencias-afins/

POLO DE ASTRONOMIA – 1


POLO DE ASTRONOMIA – 2

● PROJETOS MATERIAIS DIDÁTICOS EM 3D

OBJETIVO

Contribuir por meio da tecnologia, com a impressão em 3D de materiais didáticos que auxiliarão no aprendizado das crianças do Ensino Fundamental I.

BENEFÍCIOS

A produção de materiais didáticos, como tabuada, abecedário para deficientes visuais, alfabeto de encaixe, sistema solar em miniatura, material para matemática, ciências, história, entre outros, pretende beneficiar as escolas municipais, oferecendo materiais de baixo custo e mais criativos, onde as crianças poderão manusear e aprender novos conteúdos, junto com o material escolar e o
acompanhamento dos professores.

MATERIAIS DIDÁTICOS 3D

 

SEGURANÇA

● PROJETO PATO 360

RECONHECIMENTO FACIAL

OBJETIVO

Preservar a segurança pública na cidade, identificando em meio a multidões, pessoas suspeitas de crimes ou foragidos, podendo assim tirá-las de circulação.

BENEFÍCIOS

Prezando a segurança do município, faz-se necessário a implantação de câmeras com reconhecimento facial em locais estratégicos como a rodoviária municipal, aeroporto e praças, a fim de detectar indivíduos que tenham alguma restrição de circulação como mandado de prisão, ou suspeitos de algum crime, alertando a autoridade competente a qual poderá tomar as providências para averiguar ou deter o indivíduo.

https://www.patob.com.br/2022/02/22/pato-360-sistema-de-monitoramento-de-seguranca-e-ampliado-em-pato-branco/

 

● CERCAMENTO ELETRÔNICO

OBJETIVO

Preservar a segurança pública na cidade, controlar a entrada e saída de veículos para possíveis identificações de roubos e furtos ou até mesmo irregularidades quanto ao carro e ao motorista.

BENEFÍCIOS

A fim de garantir qualidade na segurança do município, faz-se a implantação de uma muralha de digital que consiste na instalação de câmeras que cerquem as saídas do município, assim esses equipamentos poderão leitura das placas dos veículos que entram e saem do município, a cada leitura é feito uma análise no banco de dados para identificar possíveis irregularidades.

https://patobranco.pr.gov.br/pato-360-prefeitura-busca-novas-estrategias-para-melhorar-e-ampliar-programa/

 

• CENTRAL DE MONITORAMENTO DELEGACIA DA MULHER

OBJETIVO

Implementar uma central de monitoramento na Delegacia da Mulher. Visando o fortalecimento do sistema de segurança pública do município, com o uso da tecnologia do Pato 360.

BENEFÍCIOS

Garantindo a qualidade na segurança do município, faz-se necessário a implantação de uma central de monitoramento na Delegacia da Mulher com acesso às câmeras com reconhecimento facial e Cercamento Eletrônico a fim de auxiliar e otimizar o tempo nas investigações.

https://patobranco.pr.gov.br/pato-360-secretaria-de-ciencia-tecnologia-e-inovacao-implanta-central-de-monitoramento-na-delegacia-da-mulher/

PATO 360

● CÂMERA DE LAPELA PARA AGENTES DE TRÂNSITO

OBJETIVO

Instalar câmeras de lapela junto aos agentes de trânsito a fim de inibir possíveis agressões ou desacatos tanto por parte do agente como dos usuários do sistema.

BENEFÍCIOS

Sabendo que as tecnologias podem ajudar cada vez mais no dia a dia das pessoas, o departamento de Trânsito de Pato Branco, DEPATRAN solicitou uma solução para o problema de abordagens dos agentes de trânsito. Nesse contexto, a Secretaria de ciência tecnologia e inovação entrou em contato com fornecedores de câmeras de monitoramento e conseguiu em comodato a custo zero, duas câmeras de lapela para utilização em uma Prova de Conceito por um período de 30 dias, a fim de proporcionar uma experimentação nas abordagens entre os agentes e os cidadãos de Pato Branco. O projeto teve sucesso e atualmente todos os agentes de trânsito utilizam a câmera de lapela.

https://patobranco.pr.gov.br/agentes-de-transito-passam-a-utilizar-cameras-de-lapelas/

 

MOBILIDADE

CÓDIGO DE ENDEREÇAMENTO RURAL – PATO ROTAS DO CAMPO

OBJETIVO

Proporcionar um código que se caracteriza como um endereço para o proprietário da área rural e disponibilizar o código na plataforma do Google Maps.

BENEFÍCIOS

O município de Pato Branco conta com uma grande área rural, onde aproximadamente, 6,2% dos moradores residem nesta região. Apesar do número considerável de moradores, não existe a disponibilização de um endereço, sendo uma informação básica e essencial ao compararmos com propriedades da área urbana. Ao disponibilizar um código de endereçamento rural, o morador poderá usufruir de serviços de entrega de produtos e serviços adquiridos, assim como, mais rapidez para o atendimento de emergência de saúde e segurança. Até o momento, foram entregues aproximadamente 250 códigos aos moradores da zona rural, e a Secretaria de Agricultura prossegue com a divulgação e entrega de cartões com as instruções para uso. A entrega é feita considerando a LGPD.

Mais informações e notícias do projeto:

https://patobranco.pr.gov.br/pato-rotas-no-campo-prefeitura-lanca-projeto-de-cadastro-de-enderecamento-rural/

https://patobranco.pr.gov.br/projetos-pato-branquenses-recebem-premio-gestor-publico-parana/

https://pgp-pr.org.br/old/projeto_page/1814/pato-rotas-do-campo

https://aerp.org.br/redeaerp/pato-rotas-do-campo-chegou-para-mudar-a-vida-do-cidadao-pato-branquense/

 

● CICLOVIAS

OBJETIVO

O objetivo é a construção de 10 km de ciclovia a fim de aumentar o uso de bicicletas pela cidade, não somente por áreas centrais e com o objetivo de locomoção ao trabalho, mas para uso diário e necessidades diárias.

BENEFÍCIOS

O projeto está sendo desenvolvido pela Secretaria de Planejamento Urbano, as ciclovias promovem passeios de bicicleta, aumentando a segurança para os usuários, que são mais protegidos em uma ciclovia do que dirigindo em uma rua ou avenida. Estima-se que, se o uso de bicicletas for favorecido, o uso de veículos motorizados é minimizado. Isso contribui para reduzir as emissões poluentes e ordenar o tráfego. Foi apresentado projeto à comunidade e os mesmos fazem parte do novo Plano Diretor do Município, revisado em 2023.

https://patobranco.pr.gov.br/prefeitura-organiza-audiencia-publica-para-apresentar-projeto-de-ciclofaixa-urbana-em-pato-branco/

https://patobranco.pr.gov.br/plano-diretor-prefeitura-recebe-plano-revisado/

 

● PUIMAT ( Planejamento Urbano de Incentivo aos Modais de Alta Tecnologia)

OBJETIVO

Preparar a cidade para receber os modais de alta tecnologia existentes através de um planejamento eficiente que orienta de maneira organizada a estruturação da cidade para receber os futuros players dos mais diversos segmentos.

BENEFÍCIOS

O PUIMAT Pato Branco será uma ferramenta para o município produzir legislação e marketing para fazer um trabalho de atração de investimentos e tecnologias de alta performance, estimulando a instalação de empresas que promovam o desenvolvimento estruturado da cidade para tecnologias futuras. A assinatura do termo de cooperação técnica entre as empresas idealizadoras do projeto e o município de Pato Branco, foi realizada durante a visita do secretário estadual de Modernização, Inovação e Transformação Digital, o sr. Marcelo Rangel.

https://patobranco.pr.gov.br/pato-branco-inicia-planejamento-urbano-de-incentivo-aos-modais-de-alta-tecnologia/

 

● SEMÁFOROS INTELIGENTES

OBJETIVO

Reduzir os congestionamentos e longas filas no trânsito da cidade, além de otimizar o uso das vias públicas para melhor andamento do tráfego de veículos na cidade.

BENEFÍCIOS

A utilização de semáforos inteligentes se justifica porque são sistemas que ajustam e sincronizam os semáforos nas vias públicas de uma cidade, a fim de reduzir o fluxo de trânsito. Além disso, impedem que motoristas fiquem parados por muito tempo na via, preservando sua segurança em horários de pouco fluxo. Estes semáforos possuem sensores que detectam a quantidade de carros e ajustam o tempo de abertura e fechamento das sinaleiras de acordo com o fluxo de veículos em cada via.

https://patobranco.pr.gov.br/parcerias-entre-prefeitura-e-empresas-de-tecnologia-locais-reforcarao-protecao-dos-pato-branquenses/

https://patobranco.pr.gov.br/semaforos-passam-por-modernizacao/

 

GOVERNANÇA

● DIGITALIZAÇÃO DO SISTEMA PÚBLICO

 

OBJETIVO

Implantar um sistema de digitalização de documentos para agilizar processos e minimizar custos públicos com papéis e outros insumos.

BENEFÍCIOS

A Prefeitura Municipal de Pato Branco gasta um valor considerável com papéis impressos. Isso impacta diretamente em lentidão nos processos, gastos excessivos com papéis e toner e manutenção ou locação de impressoras, e até mesmo no meio ambiente com os resíduos criados. Para resolver esse problema foi implantado um sistema de processos digitais na prefeitura, onde todos os trâmites internos são feitos pelo sistema, inclusive com assinaturas digitais certificadas, deixando o processo mais ágil e transparente, pois não necessita de entrega da
documentação física de um departamento para o outro e também dificuldades em rastrear a localização do processo ou até mesmo quais foram seus trâmites. Em maio de 2022 iniciou-se a implementação dos processos digitais internos na prefeitura municipal, substituindo os processos físicos em papéis, possibilitando maior transparência, agilidade, rastreabilidade e segurança, além de economia em papel e impressões.

Além disso, 223 serviços estão sendo oferecidos de forma online para a população de Pato Branco, o nível de digitalização está em 19% e está crescendo gradualmente, à medida em que as secretarias municipais disponibilizam seus serviços no site municipal e também no aplicativo para os cidadãos.

https://patobranco.pr.gov.br/digital-pb-para-facilitar-atendimento-prefeitura-de-pato-branco-disponibiliza-de-servicos-digitais/

https://patobranco.pr.gov.br/alunos-com-deficiencia-visual-da-rede-municipal-de-ensino-de-pato-branco-contam-com-tecnologia-assistiva-para-o-aprendizado

https://patobranco.pr.gov.br/alunos-com-deficiencia-visual-da-rede-municipal-de-ensino-de-pato-branco-contam-com-tecnologia-assistiva-para-o-aprendizado/