Secretária: Marines Boff Gerhardt

Missão – Promover qualidade de vida para as mulheres, fomentando a elaboração, articulação e execução de políticas efetivas de forma transversal e intersetorial que impactem na redução de todas as formas de violência, fortalecendo o protagonismo das mulheres, pelas mulheres e com as mulheres.

Visão – Transformar, fortalecer e empoderar as mulheres contribuindo com a redução da desigualdade entre gêneros, trabalhando diretamente na prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher em todas as suas formas

Valores – Representatividade; Participação social; Sororidade; Equidade de gênero; Escuta acolhedora; Cuidar das mulheres; Colaboração; Transparência; Compromisso com o direito das mulheres.

Ações da Secretaria em 2023

1 – Ação conjunta com o CMDDHM (Conselho Municipal dos Direitos Humanos da Mulher)   na criação do CNPJ do Fundo Municipal dos Direitos Humanos da Mulher, o que culminou em recebimento de recursos no valor de R$ 75.000,00 (setenta e cinco mil reais) por haver Conselho, Fundo e Secretaria instituidos no Municipio. Recurso oriundos da Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa por meio de transferência Fundo a Fundo.

2 – Participação a nível estadual da Posse do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher na Sede da OAB do Paraná.

3 – Participação do Encerramento da Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres, promovido pela Secretaria Estadual da Mulher Igualdade Racial e Pessoa Idosa, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Momento  que recebemos os recursos por  cumprir as condicionantes de ter Fundo, Conselho e Secretaria.
Na mesma oportunidade  firmamos  a parceria com a Secretária Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Deputada Federal Leandre Dal Ponte para a realização do I Encontro de OPMs do Sudoeste do Paraná a ser realizado em 2024 na cidade de Pato Branco.

Ações da Secretaria em 2024

1 – Organização do I ENCONTRO DE ORGANISMOS DE POLÍTICAS PARA MULHERES DO SUDOESTE DO PARANÁ, dia 21/02/2024 em parceria com a Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, com o apoio da AMSOP e Conselho Municipal dos Direitos Humanos da Mulher O referido evento terá como objetivo debater a realidade da situação das Mulheres no Sudoeste do Paraná em relação a empregabilidade e índices de violência, e buscar soluções parecidas para desafios similares.

2 – Ação conjunta  com o CMDDHM, para  planejar e estruturar a II CONFERENCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS HUMANOS DA MULHER, onde será elaborado o I PLANO MUNICIPAL

3 – Ação conjunta com o apoio do Núcleo de Educação para a realização de Rodas de Conversa com jovens e  adolescentes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II e Ensino Médio levando informações e orientações sobre legislação .