RELEVO E HIDROGRAFIA DE
PATO BRANCO

Localiza-se no 3° Planalto do Paraná, pertencente ao plano de declive do planalto basáltico de Santa Catarina e situando-se à nível nacional nos planaltos e chapadas da Bacia do Paraná, com formação de rochas cristalinas. O perímetro urbano situa-se ao longo da bacia do Rio Ligeiro, tendo as elevações tanto para Oeste, como para Leste, relativamente acentuadas.

Os lugares mais altos, no perímetro urbano: TV Sudoeste, Parque do Som, Premem e Morro da Cruz. No município uma das maiores elevações é de 898m próximo ao município de Vitorino, na zona sul.

Os mananciais em razão da topografia específica do Paraná, também dirigem-se para oeste, pertencendo a bacia do Iguaçu e este a sub-bacia do Paraná.
O município é banhado pela sub-bacia do Rio Pato Branco, que tem as nascentes no Gramado São Joaquim em Mariópolis, neste rio é feito a captação de água para a SANEPAR.
O que restou das matas nativas, aparece nas regiões ciliares preservadas. Deixando a desejar, pois a quantidade é inferior ao exigido pelo Código Florestal.
A destruição da natureza, para fins agrícolas, causa entre outros problemas, o assoreamento de rios, lagoas, fontes e desmoronamento das margens dos rios.

Os principais rios são: Pato Branco, Ligeiro, Vitorino, todos afluentes do Rio Chopim.
Com exceção de Bom Sucesso do Sul e partes do Município de Itapejara D’Oeste, que são fronteiras secas, as demais são através de rios:
Rio Chopim: Coronel Vivida, Honório Serpa e Clevelândia.
Rio Vitorino: Vitorino e Renascença.
Rio Pato Branco: Mariópolis E, sub-afluentes.

Rio Ligeiro: com os mananciais, Riacho Fundo, da Vila Isabel (sem nome), Riacho dos Reis, o valetão (sem nome) Riacho das Pedras, Rio Passo das Pedras e Ribeirão dos Penso.
Microbacia do Arroio Gramado: afluentes e açudes.
Microbacia do Núcleo Dourado: Rio Dourado e Rio Santa Rita, com mais vinte sangas e nascentes d’água.
Microbacia do Rio Cachoeirinha: formada pelo Rio Arroio Solfa e seus afluentes.
Microbacia do Rio Tamanduá: formada pelo Rio, seus afluentes e muitos açudes (afluente do Pato Branco).
Microbacia do Rio Independência: formada pelo Rio e seus afluentes, poucos açudes. Essa bacia é irrigada pelo Rio, com seus afluentes e pelo Rio Caçador (10% da área).
Microbacia do Rio Pato Branco: o rio com seus afluentes: arroio Pocinho, Rio Pinheiro com o Rio Passo Feio, Rio Conrado, Arroio Passo da Cruz e açudes naturais e artificiais. Possui em média 20 m de largura. Pouca mata ciliar, apenas 40% do necessário em toda a sua bacia.
Rio Quebra Freio: afluente do Rio Chopim.

Distância Rodoviárias:

Curitiba 429 Km
Florianópolis 637 Km
Porto Alegre 700 Km
São Paulo 850 Km
Brasília 1.700 Km
Foz do Iguaçu 278 Km
Paranaguá 578 Km
Cascavel 232 Km
Francisco Beltrão 55 Km
Buenos Aires 1460 Km
Montevidéu 1.400 Km
Assunción 618 Km

PRINCIPAIS
NOTÍCIAS

Pato Branco inicia 2024 com saldo positivo na empregabilidade

Pato Branco iniciou o ano de 2024 com saldo positivo na geração de empregos, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado na sexta-feira (15) pelo Ministério do Trabalho.   Foram 102 postos de trabalho criados em janeiro, resultado de 1.872 admissões ante a 1.770 demissões.   O saldo positivo foi influenciado, especialmente,…

Pato Branco inicia 2024 com saldo positivo na empregabilidade

Pato Branco iniciou o ano de 2024 com saldo positivo na geração de empregos, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado na sexta-feira (15) pelo Ministério do Trabalho.   Foram 102 postos de trabalho criados em janeiro, resultado de 1.872 admissões ante a 1.770 demissões.   O saldo positivo foi influenciado, especialmente,…

Procon de Pato Branco realiza dia D para encerrar atividades da Semana do Consumidor

Encerrando a programação da Semana do Consumidor, celebrada entre os dias 11 e 15 de março, o Procon de Pato Branco realizou no sábado (16) o dia D, com atendimentos de todos os serviços prestados pelo órgão.   “O Dia D é uma forma especial de atender os consumidores, que muitas vezes não conseguem vir…

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO E ACESSE AS
PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE PATO BRANCO

Todas as Notícias

CONHEÇA
PATO BRANCO!

Mais Fotos

NOSSO
ENDEREÇO!

Prefeitura do Município de Pato Branco

R. Caramuru, 271
Centro – Pato Branco – PR
CEP: 85501-064

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS!

TURISMO EM
PATO BRANCO!