SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
DE PATO BRANCO

Secretária: Luana Varaschim Perin

É advogada, mestre em Direito Corporativo e Tecnologia pela Universidade de Tel Aviv, especialista em Direito Civil e Empresarial, formada pela Universidade de Pelotas. Tem uma trajetória vinculada ao terceiro setor, estando sempre presente em movimentos e causas vinculadas à evolução da sociedade, como atuação na Campanha Edificação Solidária, com arrecadação de recursos para estruturação do Hospital do Câncer; atuação permanente no GAMA – Grupo de Apoio à Mama com orientações jurídicas e participação em projetos de desenvolvimento da entidade; ações integradas ao IRDES, dentro do Grupo Empreendedores da Solidariedade, com ações voltadas a colaborar na sustentabilidade de entidades; bem como colaboração na devolução do terreno do Lar dos Idosos São Vicente de Paulo ao Município de Pato Branco, entre outras.

Une a experiência jurídica de quatro anos de atuação como juíza leiga no Tribunal de Justiça do Paraná, Comarca de Pato Branco, para encontrar caminhos para as entidades que apoia e sua imersão ao mundo da tecnologia para entender o novo contexto e, dentro dele, buscar caminhos para o terceiro setor através de uma rede de parceiros.
Atuou como consultora jurídica na pasta de Hi-Tech junto ao escritório internacional Pearl Cohen, em Tel Aviv e como advogada junto ao escritório Munaretto, Maciel Merlin & Varaschim Perin Advocacia, no qual foi sócia, em Pato Branco.

No GAMA atua desde 2016 como advogada voluntária e conselheira fiscal participando ativamente da criação e desenvolvimento de alguns projetos, assim como compartilha seu conhecimento no IRDES/Empreendedores da Solidariedade em causas de transformação social.

Foi presidente da Comissão da Jovem Advocacia na OAB Pato Branco de 2018 à 2020, onde desenvolveu e auxiliou em vários projetos de cunho social como o Rock Solidário em prol da Fundabem em parceria com o Rotary Araucária, a FeijOAB em prol do Hospital do Câncer numa ação da OAB Pato Branco, Páscoa Solidária junto com Caixa de Assistência dos Advogados, Campanha Mil Abraços em parceria com a Assistência Social, dentre outros. Seguindo seu DNA voltado ao empreendedorismo e a inovação, é integrante da Comissão de Inovação e Gestão da OAB/PR.

Email: secsocial@patobranco.pr.gov.br

Telefone e WhatsApp: (46) 3225-5544

Endereço: Rua Teófilo Augusto Loiola, 264, Bairro Sambugaro.

 



Missão

Promover a proteção social e desenvolvimento de indivíduos e famílias, efetivando serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais, garantindo e promovendo direitos.

Visão

Ser reconhecida pela contribuição à melhoria dos indicadores sociais, com redução das desigualdades, ampliação das oportunidades, controle social e gestão descentralizada.

LOCAIS DE ATENDIMENTOS

  • SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – ÓRGÃO GESTOR

Endereço: Teófilo Augusto Loiola, 264, Sambugaro

Telefone: (46) 3225-5544

Horário de atendimento: das 08h às 12h e das 13h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira.

 

  • CRAS ALVORADA – CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CAROLINA FERRARI AMADORI

Endereço: Travessa Ipacaraí, 50, Alvorada

Telefone: (46) 3220-6052

E-mail: ccrascarolinaferrari@patobranco.pr.gov.br

Horário de atendimento: das 08h às 12h e das 13h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira.

 

  • CRAS SÃO JOÃO – CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PAULINA BONALUME ANDREATTA

Endereço: Rua Sadi Bertol, S/N, São João

Telefone: (46) 3220-6059

E-mail: ccraspaulinabandreatta@patobranco.pr.gov.br

Horário de atendimento: 07h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira.

 

  • SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO

Endereço: Rua Argentina, 456, Jardim das Américas

Telefone: (46) 3220-6058

E-mail: centrodia@patobranco.pr.gov.br

Horário de atendimento: das 08h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira

Atendimento: Realiza atendimento individual e em grupos à pessoa idosa, mediante ações de prevenção, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

 

  • CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CREAS

Endereço: Rua Visconde de Tamandaré, 1361, Centro

Telefones: (46) 3220-6082 e 3220-6083

E-mail: ccreas@patobranco.pr.gov.br

Horário de atendimento: das 08h às 17h30, de segunda a sexta-feira.

Atendimento: Realiza atendimento individual e em grupo a todos os segmentos populacionais (crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência) em situação de ameaça e de violação de direitos.

 

  • SERVIÇO FAMÍLIA ACOLHEDORA

Endereço: Rua Tamoio, 873, Centro

Telefone: (46) 3220-6002

E-mail: familaacolhedora@patobranco.pr.gov.br

Horário de atendimento: das 09h às 12h, das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

 

  • CASA DE ACOLHIMENTO PROTEGER

Telefone: (46) 3220-6054

E-mail: casaabrigo@patobranco.pr.gov.br

Atendimento: 24h, de segunda-feira a segunda-feira. Oferta acolhimento institucional de crianças e adolescentes em situação de violação de direitos encaminhadas pelo Conselho Tutelar e Poder Judiciário.

 

  • CASA DE PASSAGEM

Endereço: Rua Ataúlfo Alves, 440, Morumbi

Telefone: (46) 3220-6042

E-mail: casadepassagem@patobranco.pr.gov.br

Horário de atendimento: 24h, de segunda-feira a segunda-feira.

 

  • CONSELHO TUTELAR

Endereço: Rua Aimoré, 960, Centro

Telefone(s): (46) 3220-6085, 3220-6086

Plantão: (46) 99108-8784

Horário de atendimento: No plantão, 24h, de segunda-feira a segunda-feira.

PROJETOS E AÇÕES

  • CONVIVER PARA DESENVOLVER

Finalidade: Proporcionar oficinas que promovam a convivência em grupos por meio do desenvolvimento de estratégias que revigorem os vínculos familiares e comunitários das famílias e geração de trabalho e renda.

Público-alvo: Adultos, com prioridade às beneficiárias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais.

Abrangência: 100 vagas em cursos e oficinas.

DescritivoDesenvolve atividades por meio de oficinas e cursos. Pontua-se que o presente projeto contempla orientações através de palestras e reuniões que disponibilizam temáticas que envolvam o cotidiano das famílias, bem como relacionadas à oferta do serviço proposto.

Atividades: Amigurumi, Artesanato, Crochê, Bordado em Chinelo, Trabalhos com feltro, Mosaico, Pintura em Tecido

 

  • TRILHAS DO AMANHÃ

Finalidade/objetivo: Proporcionar um espaço de orientação, informação, troca de vivências, encaminhamentos à rede de atendimento local, atendimentos de forma descentralizada nos bairros e geração de trabalho e renda.

Público-alvo: Adultos, com prioridade aos que estejam  inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais;  beneficiários do programa Bolsa Família em descumprimento das condicionalidades; homens em situação de direitos violados; pais de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

Descritivo: Compartilhar experiências de vida, por meio da utilização de técnicas e instrumentos que trabalhem os eixos do autoconhecimento, convivência social, relacionamento, comportamento, reuniões nos bairros e cursos.

Atividades: Corte e Costura, Salão de Beleza e Barbearia

 

  • SALÃO SOCIAL ITINERANTE

Objetivo: Levar os serviços do Curso de Salão Social para atendimento nos bairros da cidade, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida, autoestima e geração de trabalho e renda.

Público-alvo: Famílias dos bairros de abrangência dos CRAS.

Abrangência: Aproximadamente 500 pessoas por ano.

Atividades: Cortes de cabelo, penteados, sobrancelhas, manicure, pedicure, maquiagem, e demais atividades desenvolvidas através do Curso de Salão Social do Programa Trilhas do Amanhã.

 

  • BATUCAÇÃO

Objetivo: Desenvolver o protagonismo e a autonomia das crianças e dos adolescentes.

Público-alvo: Prioritariamente beneficiários do Programa Bolsa Família e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais, com faixa etária de 9 a 17 anos.

Abrangência: 100 vagas para  crianças e adolescentes.

Atividades: Desenvolvimento de oficinas que proporcionem a socialização e integração de crianças e adolescentes por meio da utilização de instrumentos de percussão e ações que visem o fortalecimento de vínculo familiar e comunitário.

Entidades parceiras: Entidades públicas e privadas, Instituições de Ensino Superior e Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati).

 

  • GERMINAR, CRESCER E DESENVOLVER PARA SER

Objetivo: Proporcionar um espaço de escuta troca de vivências, informações, orientações e encaminhamentos à rede de atendimento local, por meio da atuação da equipe multidisciplinar do CRAS

Público-alvo: Crianças e adolescentes.

Abrangência: Livre.

Atividades: Compartilhar experiências de vida, por meio da utilização de técnicas e instrumentos que visam a superação/minimização das situações de conflitos no ambiente familiar, dando primazia aos atendimentos individualizados e grupais. Encaminhamento ao mercado de trabalho.

Entidades parceiras: Profissionais liberais,  previamente autorizados e qualificados.

 

  • PREPARANDO PARA O FUTURO

 Objetivo: Constituir espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo a partir dos interesses, das demandas e das potencialidades dessa faixa etária e Resgate Sociocultural.

Público-alvo: Crianças e adolescentes de 06 a 17 anos com prioridade às beneficiárias de Programas de Transferência de Renda e inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais.

Atividades: Novos cursos serão ofertados de acordo com a demanda.

Entidades parceiras: Entidades públicas e privadas, Instituições de Ensino Superior, Fundação Patobranquense do Bem Estar (Fundabem), Secretaria Municipal de Esportes, Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação, Secretaria de Educação e Cultura.

 

  • BRECHÓ ITINERANTE

Objetivo: Disponibilizar peças de vestuário de forma descentralizada às famílias pato-branquenses.

Público-alvo: Bairros de abrangência dos CRAS e a quem necessitar deste benefício eventual de outros bairros do município.

Abrangência: Aproximadamente 2.000 pessoas por ano.

Atividades: Atende de forma descentralizada nos bairros, seguindo um cronograma anual pré-estabelecido pela Secretaria.

Entidades parceiras: União de Bairros.

 

  • CIDADE AMIGA DO IDOSO

Objetivo: Intensificar ações que garantam um envelhecimento ativo e longevo da pessoa idosa, fortalecendo as redes de proteção e defesa dos seus direitos, por meio das diretrizes estabelecidas pelo Plano Municipal e Plano de Ação Cidade Amiga do Idoso.

Público-alvo: Pessoa idosa.

Abrangência: Livre.

Atividades: As atividades constam no Plano Municipal e no Plano de Ação Cidade Amiga do Idoso com envolvimento da Sociedade Social Civil Organizada, Universidades e Família Rotária.

Entidades parceiras: Clubes de Rotary,  UTFPR e Comitê Gestor Cidade Amiga do Idoso, Secretarias Municipais e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso.

 

  • HABITA PATO BRANCO

Objetivo: Proporcionar aquisição de casa própria para as famílias de Pato Branco, de acordo com os pré-requisitos estabelecidos pela Caixa Econômica Federal e em conformidade com o Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal, quando na liberação de convênios.

Público-alvo: Famílias residentes nos Conjuntos Habitacionais de Pato Branco.

Abrangência: Os cadastros são realizados a qualquer momento.

Descritivo das atividades: Cadastros Habitacionais, bem como atualizações dos já existentes; sorteios para novas unidades; acompanhamento Técnico Social dos conjuntos existentes no município; visitas domiciliares; encontros mensais com as famílias beneficiárias com abordagem de temas diversos, dentro das demandas apresentadas.

Entidades parceiras: Governo Federal, Secretarias Municipais, Entidades públicas e privadas, Instituições de Ensino Superior.

 

  • NATAL DIGNIDADE E AMOR

Objetivo: Promover o fortalecimento, a cooperação, a integração, o espírito de solidariedade e os vínculos comunitários, incentivando a integração  e estimulando a criatividade da comunidade.

Público-alvo: Atendidos pela rede socioassistencial.

Entidades parceiras: União de Bairros; Iniciativa Privada, Conselho Municipal de Assistência Social e Entidades não governamentais.

 

  • DIA DE CIDADANIA

Objetivo: Ofertar de forma articulada, ações e atividades gratuitas de várias políticas setoriais como a saúde, cultura, esporte, lazer e assistência social destinadas à população pato-branquense, com foco no acesso aos serviços locais, objetivando a aproximação com a comunidade.

Público-alvo: População em geral.

Abrangência: Aproximadamente 4.000 atendimentos onde o evento acontece.

Atividades: Orientações jurídicas, informações acerca das legislações sobre aposentadoria e benefícios da Previdência Social, serviços de baixa renda de água, energia elétrica, encaminhamento de documentações, orientações sobre o Programa Bolsa Família, ações do Projeto Ser Mulher, apresentações culturais, serviços de saúde, educação, espaço cultural e de lazer, brechó itinerante e demais ações desenvolvidas pelos parceiros do evento.

Entidades parceiras: Entidades públicas e privadas, empresas privadas, clube de serviços, Instituições de Ensino Superior e União de Bairros.

 

  • CASAMENTO COMUNITÁRIO

Objetivo: Proporcionar aos casais a oportunidade de regularização da união estável de forma gratuita.

Público-alvo: Casais que queiram oficializar sua união.

Abrangência: Aproximadamente 130 casais a cada dois anos.

Atividades: Oferta os serviços cartoriais de forma gratuita oportunizando aos casais uma cerimônia coletiva e um curso de preparatório de noivos. Casais interessados, prioritariamente para inscritos no Cadastro para Programas Sociais. Em caso de noivos solteiros, para inscrição é preciso apresentar RG e CPF originais; original da certidão de nascimento atualizada (90 dias); comprovante de residência (em nome dos noivos ou dos pais), duas testemunhas maiores de 18 anos, que devem estar presentes no casamento comunitário e portando RG. Se os noivos forem divorciados ou viúvos, além desta documentação é preciso apresentar também a certidão de casamento com averbação do divórcio ou óbito atualizado (90 dias) e a certidão da partilha de bens ou inventário do falecido. Em ambos os casos, se os noivos tiverem idade entre 16 e 18 anos, deverão comparecer à cerimônia acompanhados pelos pais.

Entidades parceiras: Entidades públicas e privadas, clubes de serviço, empresas privadas e União de Bairros.

CONSELHOS

Conselho Municipal de Assistência Social
Presidente: Ediluesa Maria Wierzynski Brinkmam

Email: sedoc@patobranco.pr.gov.br

Telefone: (46) 3225-1813

Site: https://conselhos.patobranco.pr.gov.br/conselho-municipal-de-assistencia-social/

Conselho Municipal em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente
Presidente: Helena de Fátima Soares Ribas

Email: sedoc@patobranco.pr.gov.br

Telefone: (46) 3225-1813

Site: https://conselhodacriancapb.com.br

Conselho Municipal em Defesa do Idoso
Presidente: Aline Aparecida Bonamigo

Email: sedoc@patobranco.pr.gov.br

Telefone: (46) 3225-1813

Site: https://conselhodoidosopb.com.br

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Presidente: Rafaela Carbonari Fogolari

Email: sedoc@patobranco.pr.gov.br

Telefone: (46) 3225-1813

Conselho Municipal dos Direitos Humanos da Mulher
Presidente: Caroline Dambros Marcal

Email: sedoc@patobranco.pr.gov.br

Telefone: (46) 3225-1813

Site: https://conselhos.patobranco.pr.gov.br/conselho-municipal-de-defesa-dos-direitos-humanos-da-mulher/

Comitê Gestor Cidade Amiga do Idoso
Email: coord.pessoaidosa@patobranco.pr.gov.br

Telefone: (46) 3225-5544

Secretaria Executiva
Email: sedoc@patobranco.pr.gov.br

Telefone: (46) 3225-1813

ULTIMAS
NOTÍCIAS DA SECRETARIA

Comitê Gestor Cidade Amiga do Idoso realiza Semana Municipal da Pessoa Idosa

A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social de Pato Branco,por meio do Comitê Gestor Cidade Amiga do Idoso, realizará entre os dias 26 de setembro a 1º de outubro a Semana Municipal da Pessoa Idosa, com diversas atividades.   “Respeitar a pessoa idosa é tratar o próprio futuro com respeito”, frisa Patrícia Bellé, coordenadora…

Legislativo autoriza projetos de moradia que vão beneficiar população em vulnerabilidade

Na última quarta-feira (21) foi aprovado em segunda votação pela Câmara de Vereadores de Pato Branco o Projeto de Lei nº 88 de 2022, que dispõe sobre o Sistema Municipal de Habitação de Interesse Social, o Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS) e o Conselho Gestor do mesmo. Ainda, foi deferido sobre a…

Cursos promovidos pela Assistência Social são concluídos

  Na noite da última quarta-feira(31) foi realizada a formatura dos concluintes dos cursos ofertados pela Prefeitura através da Secretaria de Assistência Social. O evento contou com a presença dos formandos e familiares, equipe responsável pelo atendimento na Assistência Social, além do diretor da Agência do Trabalhador, Fabrício Preis de Mello e do prefeito Robson…

CONHEÇA
PATO BRANCO!

Mais Fotos

NOSSO
ENDEREÇO!

Prefeitura do Município de Pato Branco

R. Caramuru, 271
Centro – Pato Branco – PR
CEP: 85501-064

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS!

TURISMO EM
PATO BRANCO!