DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE
CULTURA DE PATO BRANCO

E-mail: cultura@patobranco.pr.gov.br

Telefones: (46) 3220-6026 e (46)3220-6079

—————–

Missão:

Promover, integrar, articular e debater a ação cultural entre os diversos segmentos da sociedade artística e a sociedade em geral do município de Pato Branco.

Visão:

Buscar a identidade cultural do nosso povo, valorizando, fomentando, descentralizando e formando artistas em todas as áreas culturais.

—————–

CONSELHOS MUNICIPAIS LIGADOS AO DEPARTAMENTO DE CULTURA

Conselho Municipal de Política Cultural

Presidente:

Contato:

____________

PROGRAMAS E PROJETOS REALIZADOS PELO DEPARTAMENTO DE CULTURA 

Mostra de Dança de Pato Branco

Finalidade: Fortalecer os grupos de dança de Pato Branco e região, em suas diversas áreas de atuação, dando oportunidade de aprimoramento de sua arte.

Público-alvo: Dançarinos, artistas, tradicionalistas e público em geral que aprecia a arte da dança.

Abrangência: Cada edição da mostra reúne, em média, 1.200 pessoas entre grupos de dança e público.

O evento: A Mostra de Dança de Pato Branco é uma oportunidade de aprimoramento para dançarinos da região, que oportuniza troca de experiências entre os grupos. Além das apresentações, a programação conta ainda com oficinas, cursos e workshops. Para a população, é uma oportunidade de ver espetáculos profissionais e diversas apresentações em diversos gêneros, entre eles dança clássica, moderna, contemporânea, urbanas, folclórica.

Parceiros: Centros de Tradição Gaúcha (CTGs), academias de dança e comércio local.

—————–

Mostra de Teatro de Pato Branco

Finalidade: Dar oportunidade aos artistas de Pato Branco e região para aprimorarem sua arte, bem como ofertar diversos espetáculos, de variados gêneros, ao público.

Público-alvo: Artistas, diretores, estudantes, professores e comunidade.

Abrangência: Cada edição da mostra reúne, em média, 2.300 pessoas, entre artistas e público.

O evento: A Mostra de Teatro tem uma tradição de muitos anos no município. São três dias de oficinas para os artistas, peças amadoras e profissionais, debates com jurados e muita

troca de experiências.Para o público, é uma oportunidade de assistir a diversos gêneros teatrais a preços populares.

Parceiros: Sesi-PR, empresas e comércio local.

—————–

Dia de Rock e Mostra Hippie

Finalidade: Valorizar as bandas locais e regionais, de todos os estilos, bem como mostrar a arte Hippie num evento ao ar livre, proporcionando ao público um dia de entretenimento em contato com a natureza.

Público-alvo: Bandas, músicos e comunidade.

Abrangência: O evento reúne, em média, cerca de 3 mil pessoas.

O evento: A programação conta com apresentações de bandas, exposição de fotos, de artesanato hippie e praça de alimentação.

Parceiros: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e comércio local.

—————–

Encontro de Pioneiros

Finalidade: Proporcionar um encontro entre os primeiros moradores da cidade, numa troca de experiências entre eles e alunos do Ensino Médio e comunidade.

Público-alvo: Pioneiros, estudantes e comunidade.

Abrangência: O evento reúne, em média, 800 pessoas.

O evento: Reúne pessoas que colonizaram Pato Branco a partir de 1950 ou que tiveram participação na Revolta dos Posseiros.  A conversa entre os pioneiros e o público é mediada por locutores, jornalistas e pesquisadores. Na ocasião, há lançamento de livros, shows musicais e outras ações. Em 2017, o evento também marcará as comemorações pelos 60 anos da Revolta dos Posseiros.

Parceiros: Academia de Letras e Artes de Pato Branco (ALAP), Rede Celinauta de Comunicação, escritores e produtores de filmes.

—————–

Noite na Biblioteca

Finalidade: Fomentar e incentivar a leitura na infância.

Público-alvo: Crianças de 8 a 12 anos de idade.

Abrangência: Em cada edição, cerca de 30 crianças participam da programação. Anualmente, a média é de 150 crianças atendidas.

Programação: Nos dias doze de cada mês, crianças passam a noite na Biblioteca Municipal Professora Helena Braun. A programação conta com gincana de leitura, contação de histórias, caça ao “tesouro”, sessão de filme e outras atividades de leitura. É uma noite diferenciada, onde as crianças chegam às 18h e permanecem até as 00h30.

Parceiros: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Pato Branco, e Faculdade de Pato Branco (FADEP).

PRINCIPAIS
NOTÍCIAS

Pato Branco inicia 2024 com saldo positivo na empregabilidade

Pato Branco iniciou o ano de 2024 com saldo positivo na geração de empregos, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado na sexta-feira (15) pelo Ministério do Trabalho.   Foram 102 postos de trabalho criados em janeiro, resultado de 1.872 admissões ante a 1.770 demissões.   O saldo positivo foi influenciado, especialmente,…

Pato Branco inicia 2024 com saldo positivo na empregabilidade

Pato Branco iniciou o ano de 2024 com saldo positivo na geração de empregos, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado na sexta-feira (15) pelo Ministério do Trabalho.   Foram 102 postos de trabalho criados em janeiro, resultado de 1.872 admissões ante a 1.770 demissões.   O saldo positivo foi influenciado, especialmente,…

Procon de Pato Branco realiza dia D para encerrar atividades da Semana do Consumidor

Encerrando a programação da Semana do Consumidor, celebrada entre os dias 11 e 15 de março, o Procon de Pato Branco realizou no sábado (16) o dia D, com atendimentos de todos os serviços prestados pelo órgão.   “O Dia D é uma forma especial de atender os consumidores, que muitas vezes não conseguem vir…

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO E ACESSE AS
PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE PATO BRANCO

Todas as Notícias

CONHEÇA
PATO BRANCO!

Mais Fotos

NOSSO
ENDEREÇO!

Prefeitura do Município de Pato Branco

R. Caramuru, 271
Centro – Pato Branco – PR
CEP: 85501-064

SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS!

TURISMO EM
PATO BRANCO!