DesenvolvimentoNotícias

Pato Branco entrou para o protagonismo mundial das cidades inteligentes, sendo o primeiro município do mundo a buscar a integração nas políticas de planejamento urbano, terrestre e aéreo, com o desenvolvimento e implementação do Planejamento Urbano de Incentivo aos Modais de Alta Tecnologia (Puimat).

“Um plano inovador e inédito no mundo, que irá orientar todo o desenvolvimento da cidade, inclusive com o planejamento urbano do espaço aéreo, onde nenhuma cidade do mundo ainda fez”, destaca a diretora do Parque Tecnológico Municipal e responsável pelo programa Cidades Inteligentes, Kátia Bertol.

Idealizado pela empresa Realiza Arquitetura, MSV Planejamento e Gimball Engenharia, juntamente com as Secretarias Municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação, Planejamento Urbano e Engenharia e Obras, o projeto irá preparar a cidade para receber os modais de alta tecnologia existentes, por meio de um planejamento eficiente, orientando de maneira organizada a estruturação da cidade para futuros player, dos mais diversos segmentos.

“Tecnologias como inteligência artificial, modais terrestres (carros elétricos), aéreos, subterrâneos, autônomos, como drone delivery e táxi aéreo, encontrarão em Pato Branco um ambiente propício para desenvolver toda sua potencialidade”, complementa o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, de Pato Branco, Marcos Colla.

Ainda, será uma ferramenta de legislação, para atrair investimentos de tecnologia sem entraves burocráticos, com benefícios fiscais e segurança jurídica.

O termo de cooperação técnica para o desenvolvimento do Puimat foi assinado no dia 27 de abril, entre Prefeitura, por meio do prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, e o representando as empresas parceiras, Rafael Sperry, durante a visita do secretário de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná, Marcelo Rangel.

Não haverá custos aos cofres públicos para o desenvolvimento do projeto.

Rafael Sperry, diretor executivo da Gimball, uma das empresas parceiras, destaca também que o projeto tornará Pato Branco uma cidade mais segura, mais inteligente ambientalmente, com muito mais qualidade de vida, além de contar com mão-de-obra capacitada em tecnologias de ponta disponíveis no mundo. “Nosso objetivo é preparar Pato Branco para o futuro”, frisa.

O secretário de Planejamento Urbano, Gilmar Tumelero, reforça a importância do projeto, especialmente em relação ao Plano Diretor local. “É fundamental ter esse planejamento, especialmente em relação a infraestruturas organizadas, atingindo inúmeros segmentos de serviços, com o Plano Diretor, que orienta o desenvolvimento urbano. É uma ferramenta quem vem para somar”.