DesenvolvimentoNotícias

Mais de 100 serviços ofertados pela Prefeitura de Pato Branco para os cidadãos, já estão em funcionalidade de forma 100% online, por meio do Programa Digital PB. O lançamento, com apresentação de quais serviços serão realizados de forma online, foi realizado nesta terça-feira (13). O programa, visa dar mais celeridade, transparência e resolução das demandas da população.

“Um marco para a transformação digital de Pato Branco”, salienta o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu. “O programa faz parte da modernização do setor público, que busca simplificar, conectar e facilitar a vida dos pato-branquenses. Uma economia de tempo e recursos financeiros, beneficiando a prefeitura e toda a sociedade, além de contribuir diretamente na preservação do meio ambiente”, complementa.

O programa já funciona internamente na administração municipal, tendo já uma estimativa de economia em compra de papel de mais de R$ 180,5 mil, em cerca nove meses.

Para a população, já estão disponíveis os serviços de protocolo eletrônicos, emissão e alteração de alvarás, ouvidoria, licenças, emissão e acompanhamento do IPTU, renegociações, solicitações de serviços, entre outros. Para acessar os serviços, basta acessar o site da Prefeitura (https://patobranco.pr.gov.br/) e clicar em DIGITAL PB.

“O objetivo é de gradualmente ir implantando os demais serviços disponibilizados e realizados pela administração municipal”, pontua o prefeito.

Rosilene Passos, responsável pelo Programa na Prefeitura, explica que o objetivo do Digital PB é de fazer com que a comunicação interna e externa da Prefeitura seja totalmente online. Assim, o poder público terá uma visão mais clara de todos os processos, permitindo ao gestor municipal analisar percentuais de engajamento, eficiência e qualidade na prestação de serviço. Enquanto o cidadão poderá fazer seu pedido digital 24h por dia, de qualquer lugar, de qualquer ferramenta que tenha acesso à internet.

“Consequentemente, os servidores reduzirão o uso de papel, aumentarão a produtividade, agilizarão a rastreabilidade dos documentos e, principalmente, melhorarão a transparência na administração”, destaca. “A expectativa é que os serviços se tornem mais ágeis, mais transparentes e mais eficientes, e quem ganha com isso é o cidadão”, pontua.