Notícias

Os projetos “Pato Rotas do Campo” e “Qualifica Pato Branco” foram destaque na 10º edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais do Estado do Paraná.

A premiação tem como objetivo valorizar projetos de administração pública cujas iniciativas sejam inovadoras, criativas e que proporcionem desenvolvimento para a sociedade. Por meio deste reconhecimento, a ideia é incentivar a implantação de ações e a adoção de metodologias de planejamento, execução e controle de projetos nos programas governamentais.

Foram 195 projetos inscritos, provenientes de 74 municípios do estado e 42 premiados. O “Pato Rotas do Campo” conquistou o troféu inédito na categoria Agricultura, sendo uma ação resultante da parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação através do Programa Cidade Inteligente e Sustentável.

“Estamos contentes com o resultado pois esse projeto colocou em prática o endereçamento rural e proporcionou melhoria na logística, facilitando a vida do morador da zona rural”, explica a Secretária de Agricultura, Vanessa Zanon. “Mais de 220 famílias foram beneficiadas e já utilizam da solução, que foi obtida a partir do cadastro prévio das propriedades e georreferenciamento realizado pela equipe.”, completa.

Ainda, mais uma iniciativa pato-branquense foi agraciada. O projeto “Qualifica Pato Branco” recebeu o certificado de Menção Honrosa pela ação que já qualificou cerca de 750 alunos. Durante o ano de 2022 foram 30 cursos oferecidos de forma totalmente gratuita em diferentes áreas.

“Acreditamos que o programa alcançou um formato transformador, além disso, a escolha dos ramos de atividade, realizada a partir da demanda dos empresários locais foi ponto chave para sermos reconhecidos”, salienta o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Colla.

Para chegar nessa etapa, todos os concorrentes já haviam recebido notas acima de 8,5 a partir da avaliação do Comitê Técnico, estando aptas a disputar os troféus específicos. A seleção é realizada ao passar por crivo de 10 auditores estaduais.

O tema este ano foi energia sustentável, porém, projetos em todas as áreas de governo, como educação, habitação, saúde, também foram contemplados. Além de divulgar o trabalho de cada cidade vencedora, o prêmio permite que boas práticas de gestão se tornem parâmetro e inspiração para mais localidades do Paraná.

O “Pato Rotas do Campo” é resultado da união de esforços entre o Poder Legislativo Municipal e o Executivo, sendo oriundo de projeto de lei nº 5887/2021 do Vereador Eduardo Dala Costa.