Cidade Inteligente

O município de Pato Branco recebeu o Selo Connected Smart Cities, que marca o reconhecimento pelas boas práticas a cidades que têm como característica o desenvolvimento criativo, inovador, sustentável e inteligente.

“Essa conquista é importante porque mostra, dentre poucos municípios brasileiros, que Pato Branco está evoluindo no projeto Cidade Inteligente e Sustentável de forma mais estruturada e assertiva, trazendo benefícios para a cidade como otimização de recursos materiais, financeiros e tempo, com projetos conduzidos por indicadores internacionais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, agenda 2030”, frisa Katia Bertol, responsável pelo Programa Cidades Inteligentes.

A menção é concedida pela Plataforma Connected Smart Cities em parceria com a Soluções Públicas Inteligentes ( SPIN) e a consultoria Urban Systems. De acordo Katia, Pato Branco foi avaliada em ações e nível de envolvimento das cidades brasileiras em seis dimensões, sendo cinco de caráter autodeclarado e um considerando o resultado das cidades nas últimas edições do Ranking Connected Smart Cities.

Foram analisadas as boas práticas nas dimensões: Planejamento da Cidade Inteligente, Governança da Cidade Inteligente, Ecossistema de Inovação, Planejamento de Infraestruturas e Serviços de TIC, Maturidade para parcerias público privadas ( PPP) e tendência de evolução no Ranking Connected Smart Cities.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, Giles Balbinotti, frisa que o Selo reconhece o trabalho e a evolução da nossa cidade “Pato Branco 6.0”, por toda a administração municipal, “e suas secretarias, e que preza pelo desenvolvimento de todos os setores sócio-econômicos, através da tecnologia e da inovação”.

“O selo é mais um incentivo para o município continuar buscando soluções eficientes e eficazes  para assim apresentar alternativas que melhorem o dia a dia, a qualidade de vida e as oportunidades  dos pato-branquenses, para viver bem o presente, transformar o futuro e gerar oportunidades para todos os munícipes. A Secretaria vem trabalhando cada vez mais às melhores práticas e iniciativas para modernizar os serviços, aumentar a eficiência da gestão e otimizar a capacidade de arrecadação”, pontua o secretário.

“Esse selo é um reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do departamento de Cidades Inteligentes, transformando o nosso município em um ecossistema de inovação, com tecnologia acessível, próxima do cidadão, de maneiras simples, tornando o sistema mais eficiente, contribuindo para todo o desenvolvimento de Pato Branco”, pontua a prefeita de Pato Branco, Angela Padoan.