Inclusão

Na manhã desta quinta-feira (19), o prefeito Robson Cantu recebeu em seu gabinete um novo aparelho que vai auxiliar e trazer mais qualidade de vida para os cidadãos pato-branquenses com deficiência visual.

Visando a inclusão, principalmente entre as crianças deficientes visuais, foram adquiridos doze unidades do Orcam MyEye. Trata-se de um dispositivo que se adequa a qualquer óculos e permite que o usuário receba informações audíveis sobre objetos, pessoas e produtos ao seu redor. É possível também solicitar a leitura de um cardápio, livros e qualquer tipo de texto, o que gera mais independência e oportunidades.

Pato Branco é a primeira cidade do Paraná a adquirir essa tecnologia israelense de última geração. A compra de quatro desses aparelhos foi possibilitada pela emenda impositiva indicada pelo vereador Rafael Celestrin, além dos oito comprados pela Prefeitura Municipal a partir da Secretaria de Educação.

“Não será um pulinho, mas um salto muito grande na nossa autonomia”, comemora o atendente Mauro Rocha que é deficiente visual e acompanhou a entrega dessa novidade.

Para a Gestão Municipal, a inclusão é uma ferramenta importante para transformar Pato Branco em uma cidade mais humana.“Todo pato branquense com deficiência visual vai ter oportunidade de ter acesso à dignidade que a tecnologia oferece”, afirma o prefeito.

O projeto está sendo implantado aos poucos e busca atender ás crianças com deficiência visual nas escolas do Município.

2 Comentários

1. Gratidão ao prefeito de Pato Branco por mais uma conquista na educação , essa tecnologia será um aliado muito importante entre alunos e professores na rotina de aprendizado, levando mais autonomia a quem precisa e mais inclusão no mundo.

• A missão da administração municipal é trazer a acessibilidade e a igualdade a todos os pato-branquenses.
      Queremos uma única sociedade dentro de nossa cidade.