Tecnologia

Simultaneamente aos anúncios realizados na tarde desta quinta-feira(27), foi assinado termo que registra parceria entre a Prefeitura de Pato Branco e a empresa Emitelli em prol do avanço em soluções na área de eletrônica.

A partir do desenvolvimento de hardware realizado internamente pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, serão produzidos os circuitos que farão o controle dos semáforos da cidade.

“Trata-se de uma versão aperfeiçoada, com tamanho reduzido e maior eficiência dos equipamentos que foram instalados recentemente em alguns pontos”, explica o diretor de Políticas e Programa de Pesquisa e Desenvolvimento, Felipe Catani.

O projeto foi concebido pelos profissionais da secretaria e o protótipo será produzido pela Emitelli. Entre as maiores vantagens dessa inovação está a redução do investimento necessário por parte do município na implementação da iluminação extra, consequentemente reforçando a segurança na mobilidade de motoristas e pedestres.

“As próximas etapas contarão com avaliação das formas de contratação para aquisição e aplicação do sistema em todos os semáforos de Pato Branco”, destaca Kátia Bertol, diretora do Parque Tecnológico.

Ainda, foi firmado o protocolo de intenções que assegura o estreitamento da parceria entre a empresa Akyiama e a Prefeitura junto às instituições de saúde como hospitais e maternidades locais.

O termo certifica o interesse na elaboração de projeto voltado à identificação biométrica de crianças, evitando o risco de troca de recém nascidos, auxiliando em casos de desaparecimentos, sub-registros e falha no cumprimento de protocolos de vacinação.

A partir de inteligência artificial, é possível garantir o vínculo das informações do bebê com a mãe, promovendo mais segurança desde a sala de parto ao inibir incidentes envolvendo tráfico de crianças, fraude documental, roubo e adoções ilegais.

“Nosso objetivo é utilizar dos recursos tecnológicos e dos talentos que possuímos em nossa cidade para aprimorar a qualidade de vida dos pato-branquenses, proporcionando segurança e bem-estar”, salienta o prefeito Robson Cantu.