Cidade Inteligente

O estudo já está na terceira edição e é promovido pelo Centro de Liderança Pública, uma organização suprapartidária cujo objetivo é engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para tornar mais eficiente o uso dos recursos.

Entre os destaques apresentados sobre Pato Branco, está a conquista da primeira colocação em acesso à saúde, pilar que envolve os aspectos de cobertura da atenção primária, cobertura de saúde suplementar, cobertura vacinal e atendimento pré-natal. No resultado geral, o município figura em 39º lugar, ficando a frente de Londrina, Cascavel e Toledo.

Ainda, o avanço de 24 posições em relação à colocação geral e 12 posições na região sul, que é a região mais bem avaliada do Brasil. A relevância da região que compreende Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, está na abrangência dos municípios mais competitivos do país, contando com quase todas as cidades em boas ou médias colocações e praticamente nenhuma entre os últimos colocados.

Envolvendo 415 cidades brasileiras acima de 80 mil habitantes, no resultado são apresentados os pontos fortes que podem ser considerados oportunidades e os pontos que devem ser avaliados para melhorias, servindo como referência também para acompanhamento do cidadão. Todos os dados são oriundos de fontes oficiais secundárias, não tendo qualquer influência de cada gestão municipal.

“Temos acompanhado diversos indicadores que, como este são importantes para mensurarmos a evolução de cada área e ainda, observar o que pode ser aperfeiçoado de acordo com as necessidades examinadas”, salienta o prefeito Robson Cantu.

Como próximos desafios estabelecidos estão a consolidação do uso da tecnologia na gestão pública, otimizando processos e permitindo melhor rastreabilidade. “É a primeira vez que é feita a implantação de sistemas de digitalização e integração via softwares especializados em nosso município”, explica Katia Bertol, diretora do programa Cidades Inteligentes de Pato Branco.

A pesquisa é composta por 3 dimensões, 13 pilares e 65 indicadores. Assim, a partir da divisão nas dimensões “instituições”, “sociedade” e “meio ambiente”, o ranking visa estimular a competição saudável entre as cidades a partir de um entendimento mais profundo e amplo sobre cada localidade.

“Esse reconhecimento se deve à postura administrativa adotada, atrelada à execução do plano de governo proposto, focado em valorizar a qualidade de vida dos moradores de nosso município”, completa Katia.

No que diz respeito à qualidade da saúde oferecida e qualidade da educação, foi registrada na pesquisa mais uma vitória para Pato Branco, tendo os índices apresentado avanço importante. O progresso nesse quesito é consequência dos investimentos realizados pela gestão, como por exemplo, compras de materiais modernos para estimular o aprendizado nas escolas. Além de tablets, impressoras 3d e TVs interativas, os programas de ferramentas digitais e pedagógicas têm assistido estudantes e professores durante o processo de formação.

Como reflexo de ações como essas, na dimensão “sociedade”, que inclui parâmetros relacionados à saúde, educação, segurança e meio ambiente, Pato Branco registrou crescimento em 58 pontos em relação ao ano anterior.

Importância da análise

Esse tipo de estudo tem como propósito pautar a atuação das lideranças públicas e ainda nortear as decisões de investimentos do setor privado.

Os sistemas de ranking contam com grande potencial para fomentar a eficácia das políticas públicas, fazendo uma mapeamento dos fatores de fragilidade e capacidade dos municípios.

São também um elemento importante na promoção da justiça, equidade e desenvolvimento institucional, social e econômico.