Cidade Inteligente

No dia em que completou 70 anos de emancipação política-administrativa, o município de Pato Branco deu um importante passo para a ciência, tecnologia e inovação. Agora, o município conta com tecnologia de quinta geração, a 5G, no Projeto Luminárias Inteligentes. Esta é a primeira fase da implantação da conectividade 5G em Pato Branco.

Em todo o país, apenas algumas cidades implementaram a tecnologia 5G, sendo priorizados os locais com grande número de habitantes, o que se torna um marco para Pato Branco proporcionar o acesso a essa inovação.

“Sempre acreditei que o nosso município poderia ser uma das primeiras cidades longe das capitais a ter essa tecnologia, a 5G, e hoje estamos lançando a primeira etapa desse importante projeto. Não é apenas internet, é tecnologia que melhorará o atendimento da saúde, o crescimento de indústrias, a qualidade da educação e o desenvolvimento econômico em um todo”, destaca o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.

As luminárias inteligentes vão integrar diferentes funções, além da iluminação pública, abriga ainda o funcionamento das câmeras de monitoramento e wi-fi público. “A estratégia, neste momento, visa proporcionar a gestão remota da iluminação, o videomonitoramento com reconhecimento facial, wi-fi público e possibilidades de associação com sensores de análise da qualidade do ar, ruídos e temperatura, que serão utilizados para decisões importantes de controle do ambiente”, explica a chefe de Estrutura Tecnológica de Pato Branco, Ligia May Taniguchi.

A princípio a região central será contemplada com as luminárias, a fim de beneficiar mais pato-branquenses com segurança e conectividade. A tecnologia auxiliará também em serviços essenciais como o atendimento de saúde e passará a gerar recursos para os cofres municipais a partir da parceria com operadoras que venham a atender Pato Branco futuramente.

A segunda etapa da implantação, contempla a implementação da telegestão da iluminação, melhorando a eficiência energética. Já a terceira, e última etapa, será a implantação da rede 5G. “O cronograma é curto e em poucas semanas concluiremos a operação”, destaca Ligia. A implementação está programada para acontecer até o dia 28 de dezembro.

O lançamento, com a explicação do projeto, foi realizado na noite desta quarta-feira (14), em ato festivo na Praça Presidente Vargas.

Após, dando continuidade as celebrações de aniversário de Pato Branco, o Coral de Pato Branco, composto por alunos das escolas municipais, se apresentou, com músicas natalinas.