LEIS EM VIGÊNCIA
- Lei do Plano Diretor (Lei Complementar nº 100/2023) – Aprovada em 21 de Dezembro de 2023
LEIS EM ANÁLISE – ACOMPANHE O ANDAMENTO PELOS LINKS A SEGUIR
- Lei do Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo (LUPA) – PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 8/2023
- Lei do Perímetro Urbano – PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 7/2023
- Lei do Sistema Viário – PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 194/2023
- Lei das Calçadas – PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 195/2023
- Lei do Programa de Reuso de Águas e Cisternas – PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 201/2023
- Lei do FUNDURB – PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 200/2023
- Lei do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) – PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 199/2023
- Lei da Outorga Onerosa do Direito de Construir – PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 198/2023
- Lei do Parcelamento, Edificação ou Utilização Compulsórios (PEUC) e IPTU Progressivo no Tempo – PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 197/2023
- Lei do Direito de Preempção – PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 196/2023
O que é o Plano Diretor?
O Plano Diretor Municipal (PDM) é a lei que orienta o desenvolvimento do município, estabelecendo diretrizes para o crescimento sustentável.
Com o intuito de garantir o direito à cidade e melhorar a qualidade de vida da sociedade, o Plano Diretor aborda aspectos socioeconômicos, socioespaciais, de infraestrutura urbana, de gestão pública, ambientais, entre outros.
Quais os fundamentos do Plano Diretor?
Esse instrumento de planejamento foi determinado pela Constituição Federal de 1988 e é regulamentado pela Lei Federal n. 10.257/2001, o Estatuto da Cidade, devendo ser revisado a cada 10 anos.
A revisão do PDM de Pato Branco busca conciliar o desenvolvimento urbano municipal aos princípios da Agenda 2030 e da Nova Agenda Urbana, aplicando conceitos de Inovação, Inteligência e Sustentabilidade das Cidades.
Como acontece a revisão?
Os trabalhos consistem em conciliar as análises técnicas com as contribuições da população — garantida por meio dos eventos participativos, como audiência pública e oficina comunitária. Assim, a Prefeitura, os especialistas e a sociedade trabalham em conjunto para planejar um futuro melhor para o município.
CRONOGRAMA
O processo de revisão do Plano Diretor de Pato Branco está organizado em quatro fases:
1ª Fase: Mobilização e Capacitação
A primeira fase envolve o planejamento das atividades, estabelece a metodologia a ser aplicada e o cronograma com a previsão de entregas de produtos e eventos a serem realizados, resultando no Plano de Trabalho.
2ª Fase: Análise Temática Integrada
A segunda fase é dedicada ao diagnóstico da realidade municipal, considerando análises de dados já existentes, novos levantamentos e as contribuições da população.
3ª Fase: Objetivos, Diretrizes e Propostas
A terceira fase consiste na elaboração de diretrizes e propostas a partir do diagnóstico da fase anterior. Serão detalhados objetivos e ações para o (re) ordenamento territorial, instrumentos urbanísticos, e outras propostas para garantir os direitos à cidade acessível e sustentável.
4ª Fase: Plano de Ação e Investimentos (PAI) e Institucionalização
A última fase abrange o detalhamento das ações e investimentos visando a implementação do PDM, por meio do Plano de Ação e Investimentos (PAI), além das minutas dos anteprojetos de lei da legislação complementar que faz parte do escopo do Plano Diretor.
AGENDA DE EVENTOS COMPLETA
ATIVIDADES ENCERRADAS
08/06 | Reunião Técnica Inicial |
14/06 | Reunião Técnica Preparatória com Equipe Técnica Municipal e COPLAN |
14/06 | Oficina de Leitura Técnica com Equipe Técnica Municipal e COPLAN |
14/06 | Reunião Técnica Complementar sobre uso do solo com Secretaria de Planejamento Urbano |
14/06 | Evento de Apresentação de Projetos Estruturantes Municipais e do Plano Diretor Participativo*
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* Evento de participação pública – toda a sociedade interessada pode se fazer presente e contribuir
ATIVIDADES ENCERRADAS
12/07 | Reunião Técnica de Capacitação (Fase de 02) com Equipe Técnica Municipal e COPLAN |
12/07 | Oficina de Leitura Técnica (Fase 02) com Equipe Técnica Municipal e COPLAN |
12/07 | Reunião Complementar com Secretaria de Planejamento Urbano |
12/07 | Reunião de apresentação na Câmara de Vereadores |
13/07 | Reunião Complementar com Secretaria de Agricultura |
13/07 | Visita técnica em pontos específicos do município – URBTEC e Secretaria de Planejamento Urbano |
19/07 | Reunião Complementar com equipe de Geoprocessamento (online) |
27/07 | Entrega do Plano de Trabalho para a Revisão do Plano Diretor* |
27/07 | Entrega do Relatório de Atividades referente a Fase de Mobilização* |
29/07 | Reunião Complementar com Secretaria de Meio Ambiente (online) |
*Entrega de documentos
ATIVIDADES ENCERRADAS
01/08 | Reunião Complementar com DEPATRAN (online) |
01/08 | Reunião Complementar com Secretaria de Assistência Social (online) |
04/08 | Reunião Complementar com o Ministério Público – GAEMA (online) |
29/08 | Entrega da versão Preliminar da Análise Temática Integrada – Parte 01 |
*Entrega de documentos
ATIVIDADES ENCERRADAS
05/09 | Reunião Complementar com Secretaria do Meio Ambiente (online) |
14/09 | Reunião Complementar com Prefeito |
14/09 | Visita técnica em pontos específicos do município |
21/09 | Reunião Complementar com Secretaria de Planejamento Urbano e Secretaria de Meio Ambiente |
30/09 | Entrega da versão Preliminar da Análise Temática Integrada – Parte 02 |
30/09 | Entrega da versão Preliminar da Análise Temática Integrada – Parte 03 |
*Entrega de documentos
ATIVIDADES ENCERRADAS
25/10 | Audiência Pública da Fase 02 – Apresentação da Análise Temática Integrada de Pato Branco |
26/10 | Reunião Técnica Preparatória (Fase 03) com Equipe Técnica Municipal e COPLAN |
26/10 | Oficina de Leitura Técnica (Fase 03) com Equipe Técnica Municipal e COPLAN |
* Evento de participação pública – toda a sociedade interessada pode se fazer presente e contribuir
ATIVIDADES ENCERRADAS
01/11 | Divulgação da ATA da Audiência Pública da Fase 02 – Análise Temática Integrada |
01/11 | Entrega do Relatório de Atividades referente a Fase de Análise Temática Integrada* |
21/11 | Reunião com representantes do setor imobiliário (arquitetos, engenheiros, corretores de imóveis e afins)
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21/11 | Reunião Complementar com Secretaria de Planejamento Urbano |
21/11 | Oficina Comunitária – Debate com a população a respeito das Diretrizes e Propostas
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* Evento de participação pública – toda a sociedade interessada pode se fazer presente e contribuir
* Entrega de documentos
Obs. A semana do evento pode sofrer alteração de acordo com o andamento das atividades. A data oficial será divulgada com 15 dias de antecedências nos veículos de comunicação municipais e no Diário Oficial dos Municípios.
ATIVIDADES ENCERRADAS
22/12 | Entrega das Diretrizes e Propostas* |
22/12 | Reunião Complementar com Secretaria de Planejamento Urbano |
* Entrega de documentos
ATIVIDADES ENCERRADAS
10/01 | Reunião Complementar com Secretaria de Planejamento Urbano |
24/01 | Reunião complementar com Secretaria de Planejamento Urbano |
Desenvolvimento de Atividades Internas
ATIVIDADES ENCERRADAS
28/02 | Audiência Pública da Fase 03 – Apresentação das Diretrizes e Propostas |
* Evento de participação pública – toda a sociedade interessada pode se fazer presente e contribuir
ATIVIDADES ENCERRADAS
01/03 | Reunião Técnica Preparatória (Fase 04) com Equipe Técnica Municipal e COPLAN |
01/03 | Oficina de Leitura Técnica (Fase 04) com Equipe Técnica Municipal e COPLAN |
10/03 | Entrega do Relatório de Atividades referente a Fase de Diretrizes e Propostas* |
23/03 | Entrega da Versão Preliminar do Plano de Ação e Investimentos* |
24/03 | Reunião Complementar com representantes do setor imobiliário e Construção Civil
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24/03 | Reunião Complementar com representantes de entidades relacionadas ao Meio Ambiente
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* Entrega de documentos
ATIVIDADES ENCERRADAS
11/04 | Reunião Complementar com Secretaria de Planejamento Urbano (online) |
20/04 | Versão preliminar da Minuta do Plano Diretor – Equipe Técnica da Prefeitura |
* Entrega de documentos
ATIVIDADES ENCERRADAS
10/05 | Audiência Pública de Revisão da Fase 03 – Objetivos, Diretrizes e Propostas para uma cidade acessível e sustentável |
25/05 | Oficina Técnica – discussão sobre minutas de lei
Apresentação de slides utilizada na Oficina: AQUI |
Ao longo do mês | Entrega da Versão Preliminar das minutas de Lei – Institucionalização do Plano Diretor |
26/05 | Entrega do Relatório de Atividades referente a Fase de Objetivos, Diretrizes e Propostas – atualizado |
* Evento de participação pública – toda a sociedade interessada pode se fazer presente e contribuir
* Entrega de documentos
Obs. A semana do evento pode sofrer alteração de acordo com o andamento das atividades. A data oficial será divulgada com 15 dias de antecedências nos veículos de comunicação municipais e no Diário Oficial dos Municípios.
ATIVIDADES ENCERRADAS
08/06 | Versão preliminar do Plano de Ação e Investimentos e Institucionalização do Plano Diretor |
22/06 | Audiência Pública da Fase 04 – Plano de Ação e Investimentos e Institucionalização do Plano Diretor |
22/06 | Conferência da Revisão do Plano Diretor |
23/06 | Reunião de Coordenação |
23/06 | Reunião de Consolidação |
04/07 | Entrega do Relatório de Atividades referente a Fase de Plano de Ação e Investimentos e Institucionalização |
* Evento de participação pública – toda a sociedade interessada pode se fazer presente e contribuir
* Entrega de documentos
Obs. A semana do evento pode sofrer alteração de acordo com o andamento das atividades. A data oficial será divulgada com 15 dias de antecedências nos veículos de comunicação municipais e no Diário Oficial dos Municípios.
ATIVIDADES ENCERRADAS
O cronograma mensal de atividades realizadas pode ser consultado através das abas acima.
Os estudos técnicos e os relatórios de atividades podem ser acessados através do menu DOCUMENTOS E RELATÓRIOS ABAIXO.
PRORROGAÇÃO DE CRONOGRAMA – Ofício de Justificativa
DOCUMENTOS E RELATÓRIOS
ESTUDOS TÉCNICOS (VERSÃO PRELIMINAR) |
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ESTUDOS TÉCNICOS (VERSÃO CONSOLIDADA) |
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RELATÓRIO DE ATIVIDADES
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AUDIÊNCIA PÚBLICA REFERENTE A ETAPA (1ª Audiência da Revisão do PDM) |
ESTUDOS TÉCNICOS (VERSÃO PRELIMINAR) |
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ESTUDOS TÉCNICOS (VERSÃO CONSOLIDADA) |
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RELATÓRIO DE ATIVIDADES
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1ª AUDIÊNCIA PÚBLICA REFERENTE A ETAPA (2ª Audiência da Revisão do PDM) |
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2ª AUDIÊNCIA PÚBLICA REFERENTE A ETAPA
(3ª Audiência da Revisão do PDM) |
ESTUDOS TÉCNICOS (VERSÃO PRELIMINAR) |
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ESTUDOS TÉCNICOS (VERSÃO CONSOLIDADA) |
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RELATÓRIO DE ATIVIDADES
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AUDIÊNCIA PÚBLICA REFERENTE A ETAPA (4ª Audiência da Revisão do PDM) |
LEI DO PLANO DIRETOR
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LEI DO PERÍMETRO URBANO E
ÁREAS DE EXPANSÃO URBANAS
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LEI DO USO, OCUPAÇÃO E PARCELAMENTO DO SOLO | |
LEI DO CÓDIGO DE OBRAS | |
LEI DO CÓDIGO DE POSTURAS | |
LEI DO SISTEMA VIÁRIO | |
LEI DAS CALÇADAS | |
LEI DO PROGRAMA DE REUSO DE ÁGUAS E CISTERNAS | |
LEI DO FUNDURB |
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LEI DO ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA | |
LEI DA OUTORGA ONEROSA DO DIREITO DE CONSTRUIR | |
LEI DA PEUC | |
LEI DO DIREITO DE PREEMPÇÃO |
Indicação de membros ao COPLAN
A indicação será realizada por meio de Ofício de indicação, contendo:
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- Nome completo;
- E-mail para correspondência;
- Número de telefone celular para contato;
- Documento comprobatório.
O Ofício de indicação deve ser enviado ao e-mail: planodiretor1@patobranco.pr.gov.br.
Prazo para indicação dos membros: 22/07/2023
Prazo de participação e envio de dúvidas e sugestões sobre a revisão do Plano Diretor de Pato Branco encerrado EM 22/06/2023
GRUPO DE ACOMPANHAMENTO
O Grupo de Acompanhamento (GA), para a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), visa promover a participação comunitária por meio de uma coletividade organizada que irá participar mais próxima e ativamente do processo de discussão da revisão do PDM.
O GA será constituído por cidadãos (ãs) de Pato Branco e representantes de quaisquer segmentos da sociedade patobranquense que irão acompanhar o processo de revisão e contribuir na construção coletiva do plano.
As principais atribuições dos(as) integrantes do GA serão:
- Comparecer e participar dos eventos como as reuniões, a oficina comunitária, as audiências públicas e a conferência;
- Auxiliar na mobilização da sociedade, divulgando informações e os eventos públicos do PDM em suas comunidades;
- Coletar informações dos grupos que representam e promover a participação comunitária;
- Realizar a leitura analítica dos produtos e relatórios produzidos pelas equipes técnicas, repassando à Secretaria de Planejamento Urbano as suas considerações.
Em suma, os (as) participantes irão contribuir por meio de sua REPRESENTATIVIDADE na revisão coletiva do Plano Diretor, cumprindo as prerrogativas estabelecidas pelo Estatuto da Cidade (Lei Federal nº 10.257/2001) no que diz respeito à participação democrática de representação da sociedade na revisão do Plano.
Entendendo o Grupo de Acompanhamento
- O que é?
O Grupo de Acompanhamento é um comitê de pessoas interessadas em auxiliar na construção de um futuro melhor para a cidade por meio do planejamento urbano. Esse conselho irá acompanhar a revisão do Plano Diretor, garantindo a participação popular prevista pelo Estatuto da Cidade.
- Quem pode participar?
Todos (as) cidadãos (ãs) de Pato Branco podem fazer parte do Grupo de Acompanhamento (GA). Para que o Plano Diretor cumpra com seu caráter democrático, é aconselhável que o GA tenha representantes de todas as regiões do município e segmentos da sociedade.
- Quais são as responsabilidades?
Assim como os (as) demais cidadãos (ãs), os (as) integrantes do Grupo de Acompanhamento poderão comparecer, participar e divulgar os eventos, auxiliar na mobilização da sociedade divulgando conteúdos sobre a revisão, coletar informações dos grupos que representam, realizar a leitura analítica dos produtos e relatórios e contribuir com suas revisões.