EducaçãoEsporte e LazerSaúde

A Prefeitura de Pato Branco, através das Secretarias Municipais de Educação e Cultura, Saúde, Assistência Social e Esporte e Lazer, foi parceira das entidades nos eventos realizados no sábado (5), alusivos ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril.

 

O Instituto Ação Voluntária realizou o 3º Encontro das Famílias e Amigos das Pessoas com Deficiência, no Largo da Liberdade, que contou com atividades físicas, de lazer e serviços oferecidos pelo Município.

 

Fabiane Leite, responsável pelo Instituto, destacou que a realização contou com a participação de várias instituições, com o objetivo de oportunizar um momento especial para todas as pessoas com deficiência (PCDs). Foi uma oportunidade de integração entre as famílias, que proporcionou bons momentos para PCDs, principalmente para as crianças, que curtiram os jogos e as brincadeiras. 

 

No evento também foi oferecido aos participantes serviços de saúde, como vacinação, teste rápido para ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), auriculoterapia, orientação sobre reabilitação física, auditiva e visual, aferição de pressão arterial, orientação nutricional, entre outros.

 

Oficinas do CAPS

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) esteve presente divulgando as oficinas, abertas a toda a comunidade. A Oficina de Habilidades Sociais é oferecida às crianças de 1 a 10 anos de idade que apresentam dificuldades na interação social, nas segundas-feiras, a partir das 9h. 

 

Também a oficina Cores e Texturas, que promove um encontro com as crianças e responsáveis, para a confecção de materiais, todas as quartas-feiras, a partir das 8h.  O CAPS I fica na rua Guarani, 725, no Centro. Mais informações pelo telefone 3213-1735.

.         .   

 

 

Iguais nas Diferenças

A Associação Iguais nas Diferenças também promoveu um evento alusivo à conscientização do autismo, no campo do Unidep, com piquenique, pipas, atividades culturais, artísticas e esportivas, como pinturas, jogos e futebol. 

 

Angélica Oliveira, responsável pela Associação Iguais nas Diferenças, disse que todo o mês a entidade promove atividades voltadas às famílias das pessoas com deficiência, e que desta vez o evento contemplou a conscientização do autismo.

 

Ela destacou que promover a socialização entre as famílias e as crianças é importante, porque geralmente elas passam o dia a dia fazendo suas terapias em salas fechadas, as famílias nos consultórios esperando, e neste evento tiveram a oportunidades de se divertirem ao ar livre. Além da Prefeitura, a ação contou com a parceria das instituições de ensino Unidep e Unimater. 

 

.    .    .    .    .