Asfalto ruralSecretaria da Agricultura

Na manhã desta sexta-feira (3), a Administração Municipal de Pato Branco assinou, em ato realizado na Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), a Ordem de Serviço que autoriza o início das obras de pavimentação asfáltica na comunidade de São Braz. O projeto contempla 2,7 quilômetros de extensão, ligando a comunidade ao Contorno Noroeste.

As melhorias terão investimento superior a R$ 4,9 milhões, com prazo de 180 dias para conclusão, a partir da assinatura do contrato e da publicação oficial, e serão executadas pela empresa F. Zancanaro Terraplanagem. O convênio é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado das Cidades (SECID), o Serviço Social Autônomo Paranacidade e o município.

A obra foi viabilizada por meio de uma iniciativa público-privada, que contou com a doação do projeto pela ACEPB e por empresários locais. O modelo fortalece a integração entre poder público e iniciativa privada, acelerando investimentos em mobilidade urbana e infraestrutura no município.

Morador da comunidade de São Braz, Rudimar Paulo Missio, destacou a importância do asfalto para a valorização das propriedades rurais e para a qualidade de vida dos moradores. “É um sonho que se realiza. Com a pavimentação, teremos mais acessibilidade, menos poeira e mais valorização das propriedades”, afirmou.

Segundo o presidente da ACEPB, Ivan Orlandini, a pavimentação faz parte do Projeto Acelera, criado pela associação para viabilizar obras estratégicas para Pato Branco. “Este momento consolida uma ideia nascida do empresariado, mas abraçada pelo poder público e pela comunidade. É um exemplo de como a união de forças pode transformar a cidade.”

Representando o Governo do Estado, Leunira Viganó Tesser, chefe do Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SEAB), destacou a relevância da iniciativa. “Esta é uma oportunidade de aproveitar os recursos disponíveis para os municípios. A pavimentação melhora a mobilidade e também fortalece a integração entre o campo e a cidade, garantindo mais qualidade de vida e condições para o desenvolvimento rural”, afirmou.

Durante o anúncio, o prefeito de Pato Branco, Géri Dutra, ressaltou que a pavimentação da comunidade de São Braz integra um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da mobilidade urbana e do escoamento da produção agrícola. Ele reforçou que a obra poderá começar imediatamente, com cronograma estimado em seis meses.