A campanha de vacinação contra a Influenza nas Unidades de Saúde de Pato Branco começa nesta terça-feira (1º de abril). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram enviadas ao município 2.430 doses do imunizante.
O dia D da campanha em Pato Branco será em 10 de maio. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, a campanha começa somente no dia 7. Pato Branco segue as orientações da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e iniciará nesta terça. O Paraná irá antecipar o início da campanha para dar celeridade ao processo e conseguir imunizar o maior número de pessoas, atingindo maior cobertura vacinal.
Neste ano, a vacinação contra a Influenza passa a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); idosos com 60 anos e mais; e gestantes.
A vacina foi incorporada ao calendário nacional diferente de anos anteriores e pela primeira vez ficará disponível nas salas de vacinação de forma permanente, como estratégia especial para esses grupos prioritários. Com a mudança, a imunização desses grupos será realizada de forma contínua, ao longo do ano, e não mais apenas durante as campanhas sazonais.
Para os demais grupos prioritários, a vacinação contra a Influenza seguirá no modelo de campanha, o que inclui trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade, pessoas com doenças crônicas ou deficiências, dentre outros.
As vacinas influenza trivalentes utilizadas neste ano deverão apresentar três tipos de cepas de vírus em combinação: A/Victoria (H1N1), A/Croatia (H3N2) e B/Austria (B/linhagem Victoria). Cada frasco contém 10 doses de 0,5ml e pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e com outros medicamentos.
Vacinação
Sala de Vacinas central:
Segunda a sexta-feira – das 7h30 às 17h, sem fechar ao meio-dia.
Horário estendido: todas as quartas-feiras, até às 20h, a partir de 9 de abril.
Unidades Básicas de Saúde dos bairros:
Segunda a quinta-feira – das 8h às 11h e das 13h às 17h
Sexta-feira – da 8h às 11h e das 13h às 15h
Para se vacinar é preciso ter em mãos a Caderneta de Vacinação e um documento de identificação pessoal.