Secretaria de Assistência Social

A Prefeitura de Pato Branco lançou nesta sexta-feira (25), no gabinete municipal, a campanha Aquecendo Vidas, com o objetivo de arrecadar cobertores para tornar mais quente o inverno das famílias em vulnerabilidade social. 

Através da Secretaria Municipal de Assistência Social, a meta é arrecadar mais de mil cobertores, para que as famílias recebam mantas e cobertas antes que o frio se intensifique. 

Para fazer a diferença na vida de quem mais precisa e ajudar a levar calor e dignidade às pessoas em situação vulnerável, a Prefeitura conta com a ação voluntária de empresas, entidades e da população em geral para arrecadar o maior número possível de cobertores. 

 

*Dia D*

São mais de 50 pontos de arrecadação de cobertores, distribuídos pela cidade, todos identificados. O dia D será realizado em 17 de maio (sábado), na praça Presidente Vargas, no centro de Pato Branco, das 8h às 17h. Podem ser doados cobertores novos ou usados em bom estado, em um gesto de proteção e solidariedade, que ajudará a aquecer os corações. 

No lançamento da campanha, o prefeito Géri Dutra enfatizou que Pato Branco jamais será considerada cidade inteligente se tiver pessoas passando frio. Ele destacou que muitas coisas estão acontecendo no município, como exemplo as ações de implementação do asfalto, os preparativos para a Expopato e para o Natal, contudo não se pode esquecer das causas sociais. 

O prefeito ressaltou a necessidade de acolher as pessoas com direcionamento, para que possam evoluir e buscar uma nova realidade. “Sabemos que Pato Branco tem um frio intenso e temos a preocupação com os menos favorecidos, para que possam passar pelo frio sem sofrimento”, evidenciou.

A vice-prefeita Neuza Viganó disse que a ação é importante porque as pessoas precisam ser acolhidas, principalmente os migrantes que chegam em Pato Branco, muitas vezes sem agasalho para enfrentar o frio. 

Neuza destacou que desde o início do ano 1.167 pessoas foram atendidas pela abordagem social, necessitando de acolhimento. Além de acolhidos, os atendidos são auxiliados a seguir uma nova vida, recebendo todo o apoio necessário. Ainda, se desejarem, recebem todo o respaldo para voltar para suas famílias em outras cidades. 

Frei Evandro Balestrin enfatizou que ajudar ao próximo estendendo a mão é fundamental e que a campanha cumpre esse papel, principalmente por abrigar o próximo do frio que está por chegar. 

O vereador Fabrício Preis de Mello destacou que a ação é uma importante política pública, que beneficia quem mais precisa. Ele parabenizou a administração municipal por não estar inerte, mas sim planejando e executando medidas que realmente resguardam a população. 

 

*Doações*

Paulinho Centenaro, secretário municipal de Assistência Social, revelou que a partir de segunda-feira (28) haverá mais de 50 pontos de arrecadação de cobertores pela cidade, todos identificados, para que a população possa fazer a doação. 

Ele explicou que o objetivo da campanha é arrecadar cobertores porque os agasalhos, de modo geral, são doados diariamente pela população e distribuídos para os necessitados. Já os cobertores são arrecadados através da campanha, e vão auxiliar muito e fazer a diferença durante o inverno.