No sábado (26), a Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promoveu mais um Evento de Adoção de cães e gatos. A ação foi realizada no PB Shopping, em parceria com a Associação ALPA Lima, Conselho Municipal de Proteção dos Animais (COMPATO), ONG É o Bicho e cuidadores de lares temporários.
Estiveram disponíveis para adoção 40 animais, entre cães e gatos, e 33 foram adotados e terão um novo lar. Eles passaram por um processo de ressocialização e tratamento veterinário. Foram desverminados e os animais que estavam aptos também foram castrados. Os demais serão castrados posteriormente.
Para adotar um animalzinho é preciso ser maior de 18 anos, apresentar documento de identificação (RG/CPF) e comprovante de residência. O adotante também passa por uma entrevista para garantir que possa oferecer um lar seguro e amoroso para o animal.
Lar temporário
Muitos cães e gatos disponíveis nesta edição do Evento de Adoção estavam em lares temporários. A veterinária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Giovana Alves, explicou que existe um processo para quem deseja participar desse programa.
O programa de controle de lar temporário é formado por voluntários que se disponibilizam a dar um lar para os cães e gatos resgatados, por um breve período de tempo, até que sejam adotados de forma permanente.
Para ser voluntária, a pessoa precisa fazer o cadastro na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, passar pela análise de profissionais para ver se tem condições de abrigar os animais. O ambiente também é analisado para constatar se é seguro para eles.
Aqueles que se tornam cuidadores em lares temporários recebem assistência para proporcionar o bem-estar dos animais, como auxílio médico-veterinário e doação de ração.