Focada em reduzir os casos de infecções respiratórias graves em bebês, a Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai disponibilizar às gestantes, nos próximos dias, através do SUS, a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR).
A coordenadora de Vacinação, Emanoeli Agnes Stein, destaca que a vacina vai proteger as gestantes e os bebês contra esse vírus, que é o principal causador da bronquiolite, uma doença respiratória aguda que afeta principalmente crianças com menos de dois anos.
A bronquiolite é caracterizada pela inflamação dos bronquíolos, que são pequenas vias aéreas dos pulmões. Ela causa dificuldade para respirar, chiado no peito e tosse, com sintomas iniciais semelhantes aos de um resfriado, como coriza e febre.
Segundo o Ministério da Saúde, a estratégia vacinal irá proteger milhões de crianças em todo o país, em seus primeiros meses de vida, idade mais vulnerável a complicações, reduzindo os índices de mortalidade infantil.
Em Pato Branco, de acordo com Emanoeli, a previsão é de que a vacina esteja disponível a partir da segunda quinzena de novembro, nas Unidades Básicas de Saúde e na Sala de Vacinas Central. Ela será disponibilizada para gestantes a partir de 28 semanas de gestação.
A vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) será aplicada em dose única e a Secretaria Municipal de Saúde irá divulgar, posteriormente, a data de início da imunização. (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

