Priorizando a segurança dos alunos no ambiente escolar, a Prefeitura de Pato Branco promoveu, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, nos dias 24 e 30 de outubro, um curso de capacitação para as professoras da Educação Infantil da rede municipal, sobre primeiros socorros e manobras de desengasgo, principalmente em crianças.
A palestra prática sobre suporte básico de vida e manobras de desengasgo em pediatria foi realizada em parceria com a Afya Centro Universitário, por meio do curso de Medicina, na sede da Universidade Aberta do Brasil (UAB), localizada na Via do Conhecimento, em frente a UTFPR.
Na oportunidade, a coordenadora da Educação Infantil, Adriana Mello, destacou que o fato de as escolas e CMEIs atenderem crianças pequenas, além da atenção redobrada, é importante que as professoras tenham conhecimento sobre primeiros socorros e manobras que ajudem a salvar vidas, até a chegada do Samu, quando ocorrer algum incidente.
A professora Geneci Maria Tissiani atua na Educação Infantil do CMEI Lídia Maria Amadigi Lachman, do bairro Santo Antônio. Ela foi uma das educadoras que participaram do treinamento e ressaltou que agora se sente mais segura sabendo como agir em caso de acidente envolvendo as crianças.
Geneci, assim como as demais professoras que participaram da capacitação, serão agentes multiplicadores dessas informações no ambiente escolar onde trabalham. Dessa forma, mais profissionais da educação estarão preparadas para agir caso algum aluno passe mal ou acabe se engasgando.
O estudante do curso de Medicina, Henrique Rafael de Oliveira, foi um dos acadêmicos que ministraram o treinamento. Ele explicou o passo a passo de como perceber que algo está errado e a pessoa precisa de atendimento médico.
Também ressaltou que os primeiros minutos após o incidente são cruciais para salvar vidas e que ter pessoas preparadas para as situações de emergência faz a diferença. Ao se manterem calmas, aplicando as técnicas corretas, aumentam as chances da vítima sobreviver até que o atendimento do Samu chegue ao local.





