GestãoNotícias

O município de Pato Branco voltou a se destacar no cenário estadual ao conquistar dois reconhecimentos de grande relevância nesta semana, que evidenciam a eficiência da administração pública e o compromisso com a inovação, o desenvolvimento e a qualidade de vida da população.

Na terça-feira (21), o município recebeu o 13º Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), durante cerimônia realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), em Curitiba. Promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná, com o apoio da própria Alep e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), o prêmio reconhece iniciativas inovadoras, eficientes e com impacto positivo nas comunidades.

Entre 137 projetos homologados de 45 municípios paranaenses, Pato Branco foi destaque com o Programa Pato Tech – Escola de Inovação, desenvolvido neste ano pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, com o apoio da UTFPR – Campus Pato Branco e de diversos parceiros.

A iniciativa foi reconhecida como o segundo melhor projeto em desenvolvimento econômico do Estado do Paraná, por seu papel em despertar nos jovens o interesse pelas áreas de tecnologia e inovação, oferecendo cursos e oportunidades que fortalecem o ecossistema de empreendedorismo e inovação do município.

De acordo com o prefeito Géri Dutra, esse prêmio reflete o planejamento e o investimento contínuo de Pato Branco na formação das novas gerações. “O Pato Tech representa o nosso compromisso em transformar talentos em oportunidades, despertando nos jovens essa vocação ao empreendedorismo e fortalecendo o desenvolvimento da cidade e da região”, destacou. 

Prêmio Band Cidades Excelentes

O reconhecimento estadual foi seguido de mais uma conquista, já que na quarta-feira (22), Pato Branco foi premiada também na 5ª edição do Prêmio Band Cidades Excelentes 2025 – Etapa Paraná, realizada no Teatro Regina Vogue, em Curitiba.

O município conquistou o Prêmio IGMA Geral Cidade Excelente, na categoria de cidades com 30 mil a 100 mil habitantes, e também foi vencedor nos pilares de Educação e Saúde e Bem-Estar. Além disso, Pato Branco se destacou como finalista nos pilares de Infraestrutura e Mobilidade, e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. 

A premiação, promovida pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Áquila, reconhece e valoriza as melhores práticas de gestão pública municipal em todo o Brasil, destacando iniciativas que promovem eficiência, inovação e qualidade de vida para a população.

Nesta edição, 487 cidades finalistas foram avaliadas nas etapas estaduais, com base no Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA), que analisa 71 indicadores distribuídos em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

“Esses resultados confirmam o protagonismo de Pato Branco como uma cidade referência em gestão pública inovadora, eficiente e voltada para o futuro. Estamos no caminho certo, especialmente na educação. Nosso município é inovador, empreendedor e seguirá avançando com o apoio da nossa gente”, concluiu o prefeito.