A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, assinou na manhã desta quarta-feira (23), a ordem de serviço para o início da construção do Parque Linear, novo espaço de lazer, esporte e convivência que será implantado na Zona Sul da cidade.
A obra contempla a urbanização de um trecho da Avenida Tupi, entre as ruas Papa João XXIII e Vilas Boas, transformando a área em um ambiente público voltado à qualidade de vida da população. O projeto prevê áreas de convivência de diferentes tamanhos, passeios em paver, paisagismo e três espaços esportivos: uma meia quadra de basquete, uma mini quadra de futebol e uma quadra de voleibol.
Com área construída de 13.800 m², o Parque Linear foi planejado para oferecer um espaço moderno e acessível, incentivando a prática esportiva e a ocupação dos espaços públicos por famílias e moradores da região.
A execução da obra será realizada por empresa especializada, com investimento de R$ 1.224.979,63, por meio de recursos do Governo do Estado – Secretaria de Estado das Cidades (SECID). Conta com prazo de execução de até 240 dias.
Comunidade celebra conquista histórica
Representando os bairros da Zona Sul, o presidente da Associação de Moradores do São Cristóvão, Rogério Marcondes, agradeceu pela concretização do projeto e destacou o impacto social da obra.
“A Zona Sul sempre foi pouco lembrada. Hoje nós estamos vendo um projeto que não ficou no papel. Esse parque vai ajudar a tirar muitas crianças da marginalidade, oferecendo esporte, lazer e um lugar para elas estarem. Em nome dos presidentes de bairro da Zona Sul, deixo o nosso muito obrigado.”
Esporte e lazer para toda a comunidade
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Fernando Henrique Mayer, enfatizou que o novo parque amplia o acesso da população a espaços públicos de prática esportiva. “É um investimento muito importante para a comunidade da Zona Sul. Será uma área de lazer e esporte que vai beneficiar toda a região, com espaço para caminhada e quadras esportivas, garantindo mais acesso e qualidade de vida à população.”
Durante o ato, o prefeito Géri Dutra destacou que o Parque Linear reforça o compromisso da gestão com uma área que historicamente aguardava novos investimentos. “Quem chegar em Pato Branco já vai entender que a Zona Sul é uma área valorizada. Será um espaço para esporte, caminhadas e convivência, com uma identidade visual muito bonita para que as famílias aproveitem sem precisar percorrer grandes distâncias”, afirmou.
Géri também ressaltou que, além do Parque Linear, a Zona Sul recebe outras obras importantes, como pavimentações, centros de educação infantil, o Condomínio do Idoso e investimentos em educação e infraestrutura. “Assinamos a ordem de serviço hoje e, nesta quinta-feira, dia 24, o canteiro de obras já estará em funcionamento. Esse é o compromisso da nossa gestão.”

