Nesta semana, a Vigilância Sanitária de Pato Branco apreendeu alimentos com data de validade vencida, em um supermercado local. A fiscalização ocorreu após o órgão receber uma denúncia anônima.
Com a inspeção, a equipe da Vigilância Sanitária se deparou com um grande volume de alimentos, de vários segmentos, como queijos, margarinas, azeite de oliva, águas de coco, cachaças, entre outros, vencidos e expostos à venda nas gôndolas do supermercado.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Tatiany Mackievicz Zierhut Amorim, ressaltou que a situação pode gerar riscos à saúde da população. Segundo ela, todos os produtos em desacordo com a legislação sanitária foram apreendidos e recolhidos no ato da fiscalização, e destinados para descarte adequado.
A Vigilância Sanitária reforça que o consumo de alimentos vencidos pode causar sérios danos à saúde, como intoxicações alimentares, infecções gastrointestinais e outras complicações. Tatiany salientou que a orientação à população é que sempre verifique o prazo de validade dos alimentos antes de comprá-los ou consumi-los.
Denúncias sobre irregularidades podem ser feitas diretamente à Vigilância Sanitária de Pato Branco, pelo telefone (46) 3213-1720 ou através do 156 – Fala Cidadão.
Tatiany explicou que a partir do momento que chega a denúncia para a Vigilância Sanitária, diretamente na sede do órgão ou via telefone, a denúncia é encaminhada para a equipe, que faz a fiscalização in loco. Chegando ao local, se constatada a irregularidade, é efetivada a apreensão dos alimentos vencidos ou que não estejam dentro das condições sanitárias ideais.
Tatiany frisou que no caso desta semana, o supermercado foi infracionado, o processo de produção do estabelecimento foi interditado para que fosse feita limpeza e organização do local, e repassadas às demais medidas administrativas, dentro dos prazos estabelecidos. Vale ressaltar que a responsabilidade sobre o vencimento do prazo de validade dos produtos expostos nas gôndolas são dos pontos de venda e não das indústrias fabricantes.