Para celebrar o Mês da Mulher, servidoras da Saúde participaram de um evento organizado pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, em parceria com as secretarias municipais da Saúde, Esporte e Lazer e Assistência Social.
O evento foi realizado no salão principal do Largo da Liberdade, na tarde de sexta-feira (14), e contou com a presença do prefeito Géri Dutra e da vice-prefeita Neuza Viganó. Também, dos secretários Jonas Pedro Mackievicz (Esporte), Márcia Fernandes de Carvalho (Saúde) e Maria Cristina Hamera (Políticas para Mulheres).
O prefeito Géri Dutra enfatizou a importância da mulher na sociedade, principalmente no setor da saúde. Ressaltou que o trabalho realizado por elas, enquanto funcionárias públicas, é de excelência, cujo olhar sobre as situações é muito mais amplo e a capacidade de realizar coisas é muito maior. “Que vocês continuem nos ajudando a construir uma Pato Branco única em termos de saúde”, frisou.
Centenas de servidoras assistiram as palestras e participaram de atividades de lazer e recreação. A coordenadora da Família Acolhedora, Sarah Kusma da Luz e a assistente social, Silvana Bandeira Borotto, falaram sobre as questões que envolvem o programa.
A secretária Maria Cristina e a atleta Franciele Gondarski ministraram palestra sobre o tema “Empoderando Mulheres – Segurança e Defesa Pessoal para Mulheres”. Franciele, que é campeã brasileira de kickboxing, fez demonstração de vários golpes de defesa pessoal.
Maria Cristina disse que o objetivo do encontro com as servidoras da saúde foi para torná-las cada vez mais empoderadas e reforçar sobre segurança e defesa pessoal para todas elas.
Integrantes da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer realizaram momentos de descontração, com músicas e coreografias, que fizeram os participantes dançarem. No local também havia espaços instagramáveis e plataforma 360º para fotografias e coffee-break.
A vice-prefeita Neuza Viganó destacou que o mês da mulher é, na verdade, todos os dias, pelo fato dela ser guerreira, poderosa e lutar no seu cotidiano. “Na sensibilidade, temos uma força que nem nós conhecemos. Fazemos de tudo pela família, pelo marido, por nós mesmas”, enfatizou.
A secretária Márcia frisou que esse foi um momento para cuidar de quem cuida, já que o profissional de saúde tem esse viés de cuidar de toda a população. Foi um momento de autocuidado e também de repensar formas de melhorar as condições de saúde das profissionais.