SaúdeSecretaria da Saúde

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pato Branco alertou pais e responsáveis, sobre as doenças infecciosas que estão acometendo os alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e das escolas municipais de Pato Branco.

O comunicado tem respaldo da Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, que repassou as orientações. Neste mês, algumas crianças foram diagnosticadas com viroses transmissíveis, como varicela (catapora) e Síndrome Mão-pé-boca.

Foram notificados 17 casos entre os dias 17 e 20 de março, sendo 9 casos de varicela e 8 casos de Mão-pé-boca, registrados nos CMEIs Criança Feliz, Irmã Dulce, José Benato, Madre Paulina, Alvorada e José Fraron.

No comunicado aos pais, a Saúde orientou sobre a necessidade de regularizar a caderneta de vacinação, para que os alunos sejam imunizados corretamente contra as doenças. Também advertiu sobre os cuidados com as crianças, para minimizar as possibilidades de transmissão.

Ainda, seguindo as orientações da Vigilância Epidemiológica, as instituições de ensino estão utilizando materiais de higienização para segurança dos alunos, professores, e funcionários, informando os pais quando necessário e, principalmente, seguindo os protocolos quando há casos confirmados.

“São precauções e cuidados necessários para garantir a segurança das crianças. Em novembro de 2024, na época das rematrículas e quando são solicitadas as declarações de vacinas atualizadas, alguns imunizantes estavam indisponíveis, então agora se faz necessário rever as carteirinhas e prevenir doenças contagiosas, como a varicela e a Síndrome Mão-pé-boca”, frisou a Secretaria de Educação.

 

Características das doenças

Síndrome Mão-pé-boca
Sintomas: febre, dor de garganta, lesões na boca, mãos e pé (bolhas).
Transmissão: contato com secreções respiratórias, fezes e lesões.
Prevenção: lavar as mãos frequentemente, evitar contato com objetos contaminados. Crianças infectadas devem ficar afastadas até 7 dias após o desaparecimento dos sintomas.

Varicela (catapora)
Sintomas: febre, mal-estar e erupções cutâneas (bolhas).
Transmissão: por contato direto com lesões e secreções respiratórias.
Prevenção: manter a criança afastada até a cicatrização das lesões.

A orientação da Vigilância Epidemiológica é, em caso de suspeita, procurar atendimento médico. O objetivo é prevenir um possível surto dessas doenças.

 

Medidas de precaução
A enfermeira Raquel Balbinotti, do Serviço de Controle de Infecções em Estabelecimentos de Saúde, destacou algumas medidas que podem prevenir o contágio da varicela, nas escolas:

  • Higienizar as mãos com água e sabão ou álcool 70%;
  • Limpar o ambiente com água e sabão ou desinfetar com hipoclorito;
  • Limpar mesas, maçanetas e corrimões com álcool 70%;
  • Manter os ambientes limpos e arejados;
  • Manter as crianças com varicela no domicílio, até que as lesões evoluam para crosta.