A relação das Farmácias Comerciais que participam do Programa Farmácia Popular em Pato Branco esta afixada nas farmácias municipais
A Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco está orientando a população sobre a maneira correta para a retirada de medicamentos de forma gratuita pelas farmácias comerciais que fazem parte do Programa Farmácia Popular.
Para retirar os medicamentos é preciso ter em mãos a receita médica válida, com até seis meses da data em que foi emitida.
Quando o próprio paciente for retirar o medicamento, se ele já estiver cadastrado no programa, é só ir até as farmácias credenciadas e retirar os medicamentos. Se ainda não tiver cadastro, deverá levar RG, CPF e comprovante de endereço até a farmácia para se cadastrar.
Se outra pessoa precisar buscar os medicamentos para o paciente, o trâmite é outro.
Se o paciente estiver acamado ou não conseguir responder por si, a pessoa que for pegar os medicamentos precisa levar um documento que autorize a retirada, seja uma procuração ou curatela.
Para pacientes analfabetos ou alfabetizados, nos dois casos a pessoa que for retirar os medicamentos para o paciente precisa levar uma procuração com firma reconhecida no cartório, autorizando a retirada dos remédios nas Farmácias.
Quem não tiver a documentação necessária, deverá ir até o cartório para fazer a procuração pública. Para conseguir curatela (quando o paciente não consegue se cuidar sozinho) é preciso ir até a Defensoria Pública no Fórum de Pato Branco. Para a emissão do documento, é preciso apresentar laudos médicos que comprovem a condição clínicas do paciente.
A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que esse processo é gratuito.
A Farmácia Popular é um programa do Governo Federal que subsidia 100% dos medicamentos, fraldas e absorventes para a população. Como não é um programa do município, as regras para usufruir dos benefícios do programa são estabelecidas pelo próprio Governo Federal.
A relação das Farmácias Comerciais que participam do Programa Farmácia Popular em Pato Branco esta afixada nas farmácias municipais.