É preciso oferecer oportunidades no mercado de trabalho para todas as idades, através de políticas que promovam capacitação e inclusão. Com a sanção da Lei nº 6.453, que institui o Programa Municipal de Emprego e Renda 50+, voltada à população com cinquenta anos ou mais, a Agência do Trabalhador passa a ter mais condições de atender essa faixa etária.
Segundo Vinícius Preis de Mello, o diretor da Agência do Trabalhador, existe uma demanda considerável de pessoas com mais de cinquenta anos desejando voltar ao mercado, aguardando uma oportunidade, e a capacitação é o principal caminho.
O Programa Municipal de Emprego e Renda 50+ tem o objetivo de promover a qualificação profissional, a reinserção e a permanência de pessoas com cinquenta anos ou mais no mercado de trabalho. Através da Agência do Trabalhador, o Município irá promover captação ativa de vagas destinadas ao público 50+ e manter atualizado o cadastro de empresas interessadas na contratação de mão de obra qualificada nesta faixa etária.
Vinícius destacou ainda que a Agência do Trabalhador irá promover várias ações, como estimular a contratação; promover a educação continuada por meio de cursos de requalificação profissional; estabelecer parcerias com o Sistema S, universidades e escolas técnicas, visando à oferta de capacitação gratuita; incentivar o empreendedorismo e o trabalho autônomo, por meio de consultorias; apoio à abertura e manutenção de empreendimentos, bem como a criação de linhas de crédito com juros reduzidos, por intermédio da Sala do Empreendedor; entre outras.
Selo de Reconhecimento
As empresas que participarem ativamente das ações de empregabilidade promovidas pelo município, firmarem parcerias com o Programa Municipal de Emprego e Renda 50+ e contratarem pessoas com cinquenta anos ou mais receberão o Selo de Reconhecimento, emitido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. O selo terá validade anual, podendo ser renovado mediante comprovação da continuidade das ações de empregabilidade ou parcerias.
Capacitação para empreendedores
Os micro e pequenos empreendedores também irão contar com políticas públicas de capacitação profissional e incentivo, através do Programa Empreender Preparado, instituído através da Lei nº 6.454, também sancionada nesta terça-feira (5).
Entre os objetivos do programa está promover o empreendedorismo local; capacitar os pato-branquenses para inserção no mercado de trabalho; reduzir a desigualdade social; gerar empregos e fomentar a economia local; desenvolver novos mercados e segmentos produtivos no município; entre outros.