Assistência SocialNotícias

Foto: Helmuth Kühl – Prefeitura Municipal de Pato Branco-PR

Com a chegada do período de declaração do Imposto de Renda 2025, a Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, lançou na tarde desta sexta-feira (14), no Gabinete Municipal, a campanha “Seu Imposto Pode Transformar Vidas”. O objetivo da ação é incentivar os contribuintes a destinarem parte do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) para fundos de apoio a projetos sociais voltados à infância e à pessoa idosa.

A iniciativa visa sensibilizar a população sobre a possibilidade de destinar até 3% do imposto devido ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e para o Fundo Municipal do Idoso, sem que isso gere qualquer custo adicional para o contribuinte. Essa contribuição pode ser feita diretamente na declaração de Imposto de Renda, seja ao longo do ano ou na declaração de ajuste anual.

O prefeito de Pato Branco, Géri Dutra, destacou a importância da campanha: “Essa é uma oportunidade para que todos nós possamos ser cidadãos solidários, contribuindo diretamente com ações que impactam de maneira positiva a vida de crianças e idosos em situação de vulnerabilidade. O melhor de tudo é que não há nenhum custo adicional para quem destina uma parte do imposto devido para esses fundos, mas sim um grande ganho para quem mais precisa de apoio.”

De acordo com o o secretário de Assistência Social, Paulinho Centenaro, além de esclarecer como funciona o processo, a campanha conta com a parceria de diversas entidades, como a sociedade civil, a Associação Comercial de Pato Branco (ACEPB), universidades e contadores. “O objetivo é articular com esses setores para alcançar mais pessoas e sensibilizá-las a fazer a destinação ao preencherem a declaração de IRPF”, disse.

Prazo e orientações

Foto: Helmuth Kühl – Prefeitura Municipal de Pato Branco-PR

A destinação pode ser feita até o dia 30 de maio, prazo final para a declaração. Para participar basta que o pato-branquense que fizer a sua declaração do imposto de renda comunique seu contador ou escritório de contabilidade para efetuar a doação.

Os cidadãos têm a possibilidade de destinar até 3% do Imposto de Renda devido (inclusive o retido na fonte) para cada um dos Fundos, durante a declaração de Imposto de Renda. Para isso, basta selecionar a opção correspondente no momento de preenchimento da declaração no site da Receita Federal. 

O secretário explicou que a doação pode ser feita tendo imposto a pagar ou a restituir. Se o contribuinte tiver imposto a pagar, o valor doado será abatido do montante a pagar. Caso tenha imposto a restituir, o valor será somado à sua restituição (corrigido pela taxa SELIC até a data de crédito da restituição).

“Essas contribuições são fundamentais para garantir a continuidade de projetos essenciais para o bem-estar de quem mais precisa. Com a ajuda de todos, podemos transformar vidas e construir uma cidade mais solidária”, acrescentou Centenaro.

Importante destacar que as doações são fiscalizadas e aplicadas de maneira transparente pelos Conselhos Municipais, Estaduais e Nacionais, garantindo que o dinheiro arrecadado seja direcionado a entidades que atendem diretamente às crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade.

Presença no lançamento

Foto: Helmuth Kühl – Prefeitura Municipal de Pato Branco-PR

Também marcaram presença no evento de lançamento, representantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), do Centro Universitário Pato Branco (UNIDEP), da Universidade Mater Dei (UNIMATER), além de autoridades do setor contábil do município, do Sindimetal, do SESI Pato Branco, do Banco do Brasil, e membros de diversos conselhos municipais, como o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e o Conselho Municipal de Assistência Social. Também estavam presentes integrantes da Associação dos Aposentados de Assistência Social, da Associação dos Aposentados e Pensionistas, além de representantes de entidades beneficentes de Pato Branco, secretários municipais e os vereadores Claudemir Zanco – Biruba, Fabricio Preis de Mello e Rodrigo Correia.