DesenvolvimentoNotíciasSecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovações

Os avanços no desenvolvimento de Pato Branco foram reconhecidos nacionalmente durante o maior evento de cidades inteligentes da América Latina, o Connected Smart Cities & Mobility (CSC), realizado no Expo Center Norte, em São Paulo. O encontro, realizado nos dias 23, 24 e 25 de setembro, marcou a divulgação do tradicional ranking anual da plataforma Connected Smart Cities, em parceria com a SPIn – Soluções Públicas Inteligentes e a Scipopulis, que posicionou Pato Branco como a 3ª cidade mais inteligente da Região Sul.

Entre as dez primeiras colocadas, o município superou importantes centros urbanos, como Porto Alegre (10º), Ponta Grossa (9º), Chapecó (8º), Blumenau (7º), Maringá (6º), Londrina (5º) e Criciúma (4º), ficando atrás apenas de Curitiba (2º) e Florianópolis (1º). No ranking geral nacional, Pato Branco alcançou a 15ª colocação entre as 100 cidades mais inteligentes do Brasil.

Pela primeira vez, o estudo avaliou todos os 5.570 municípios brasileiros, ampliando a abrangência que antes era restrita a cidades com mais de 50 mil habitantes. O ranking leva em conta 75 indicadores distribuídos em 13 eixos temáticos, baseados em normas da ISO ABNT, abordando áreas como inovação e empreendedorismo, mobilidade, governança, meio ambiente, educação, habitação, energia, saúde e segurança.

Selos de excelência

Além da posição de destaque no ranking, Pato Branco também foi reconhecida com o Selo Connected Smart Cities – Ouro, tanto na categoria Cidades Inteligentes, quanto em Ecossistemas de Inovação. Os selos reforçam o compromisso do município com boas práticas de gestão urbana, sustentabilidade e fortalecimento de seu ambiente de inovação.

Ecossistema de inovação de Pato Branco

Para o prefeito de Pato Branco, Géri Dutra, os reconhecimentos conquistados são resultado da orquestração eficiente do ecossistema local de inovação, que há mais de 30 anos promove integração entre governo, universidades, empresas, instituições, sociedade civil e ambientes promotores da inovação. “Essa trajetória é marcada por iniciativas pioneiras, políticas públicas consistentes e pela cooperação contínua entre diferentes atores”, pontuou.

“Essas premiações reforçam a posição de Pato Branco como referência nacional em inovação e cidades inteligentes, demonstrando que os investimentos em políticas públicas, educação tecnológica, fomento ao empreendedorismo e fortalecimento do ecossistema de inovação geram resultados concretos e de impacto para toda a região”, afirmou o prefeito.

Durante o evento, Pato Branco foi representada pela secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rosiclei Caldato Dalagnol, e pelo diretor do Parque Tecnológico, Douglas Henrique Batista, que receberam os reconhecimentos em nome da cidade.

De acordo com a secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rosiclei Caldato Dalagnol, as conquistas representam um marco importante para Pato Branco. “Esses prêmios mantêm firme o nosso propósito e validam todo o esforço que temos realizado em prol do desenvolvimento tecnológico do município. O reconhecimento mostra que estamos no caminho certo: inovando com responsabilidade, fortalecendo nosso ecossistema e, acima de tudo, colocando as pessoas no centro de cada ação. É com muito orgulho que representamos Pato Branco neste renomado evento, certos de que, juntos, continuaremos projetando nossa cidade como referência nacional em cidades inteligentes.”

Rosiclei também participa como palestrante no evento, nesta quinta-feira (25), abordando o tema “Dados com olhar feminino: inclusão e equidade nas políticas públicas”.

Sobre o prêmio

O Ranking Connected Smart Cities, em sua 10ª edição, é referência nacional na análise do desenvolvimento inteligente, sustentável e humano das cidades brasileiras. A metodologia atualizada e a parceria com a plataforma Plancity (Scipopulis) oferecem aos gestores públicos e privados uma análise comparativa por nível de desenvolvimento, região e porte populacional, servindo de guia estratégico para o futuro das cidades.