Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realiza no sábado (17), às 8h30, a Caminhada Faça Bonito, dentro da Campanha Maio Laranja 2025, uma mobilização da comunidade em prol da proteção da infância e da adolescência. 

 

De acordo com o secretário de Assistência Social, Paulinho Centenaro, além da caminhada, que seguirá do antigo Posto Grabriel (avenida Tupi) até a praça Presidente Vargas, a Secretaria organizou uma programação especial de ações de conscientização ao longo do mês de maio, culminando no Dia D, que aconteceu no sábado (17).

 

As ações seguem em cumprimento à Lei Federal nº 9.970/2000, que instituiu o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 

 

Carlos Henrique Galvan Gnoatto, presidente do Conselho Municipal da Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente destacou que este será um momento de reflexão e visibilidade com a participação de entidades, apoiadores da causa e, principalmente, da comunidade pato-branquense.

 

Ações

Na semana passada, a programação contou com a capacitação “Acolhida da revelação espontânea de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência”, voltada aos profissionais que atuam na rede de apoio. A formação abordou conteúdos fundamentais para a identificação, acolhida e encaminhamento adequado de casos de violência contra crianças e adolescentes, com ênfase na revelação espontânea.

 

Os profissionais também passaram por uma capacitação sobre escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. 

 

Na próxima semana, nos dias 19 e 20 pela manhã, haverá capacitação para o Conselho Tutelar e profissionais do Sistema de Garantia de Direitos com o tema “A criança e o adolescente na era dos direitos e a relação com o dia a dia do Conselho Tutelar”.

 

No dia 20 à tarde e no dia 21, será realizada capacitação para o Conselho Tutelar sobre o Sistema SIPIA. Fechando a programação do Maio Laranja, nos dias 26 e 27 terá capacitação para profissionais da rede de atendimento à criança e ao adolescente sobre escuta especializada.

 

Faça Bonito

Neste ano será comemorado o 25º ano de mobilização da campanha Faça Bonito em referência ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Instituída pela Lei Federal 9.970/00, a data é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em todo o país.

 

Ao estabelecer o dia nacional, o Brasil oficializou a necessidade de ações contínuas e coordenadas para proteger crianças e adolescentes da violência sexual. A data alinha-se diretamente aos princípios do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que orienta as políticas públicas e ações em todo o território nacional, buscando prevenir, proteger e responsabilizar nos casos de violência sexual, promovendo uma cultura de proteção integral.