SaúdeVigilância Sanitária

A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Vigilância Sanitária, realizou uma ação de fiscalização em uma farmácia da cidade e constatou irregularidades no armazenamento de medicamentos, incluindo medicamentos de controle especial, regulamentados pela Portaria nº 344/1998, que trata de substâncias e medicamentos com alto potencial de causar dependência física ou psíquica.

 

No decorrer da inspeção foram observados medicamentos dispostos diretamente no chão, acondicionados em sacos plásticos, sem rastreabilidade e sem o devido monitoramento de temperatura e dispositivo de segurança.

 

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Tatiany Zierhut Amorim, durante a fiscalização também foi verificada a ausência do responsável técnico no momento da vistoria. As condições encontradas representam risco à qualidade, segurança e eficácia dos medicamentos, além de configurarem descumprimento das normas sanitárias vigentes.

 

Diante das irregularidades, a equipe da Vigilância Sanitária lavrou auto de apreensão e está adotando as medidas administrativas cabíveis, visando garantir a segurança e a conformidade sanitária dos serviços prestados à população.