A Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco elaborou um plano de contenção para os atendimentos de saúde durante a Expopato. Esse plano tem por objetivo garantir uma resposta rápida, eficiente e humanizada caso haja alguma intercorrência de saúde durante a feira.
A estratégia assegura o atendimento inicial, estabilização e, quando necessário, o
encaminhamento seguro e oportuno de pacientes aos serviços de referência da rede municipal de saúde, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) e hospitais de retaguarda.
Segundo o diretor de Assistência à Saúde, Natanael da Cruz Alves, o plano integra ações da equipe multiprofissional de saúde com os demais setores da organização do evento, promovendo a prevenção de agravos, o acolhimento adequado aos visitantes e expositores e a manutenção de condições seguras de assistência, conforme protocolos do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Secretaria Municipal da Saúde.
No estande da saúde na Expopato há uma estrutura completa, com ambulâncias equipadas e equipes multiprofissionais presentes todos os dias, trabalhando dentro de protocolos de urgência. São quatro pontos de assistência dentro da feira, com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Natanael destacou que nesses primeiros seis primeiros dias de Expopato, foram registrados o total de 76 atendimentos, a maior parte relacionada a situações leves, como mal-estar, pequenos traumas e queixas clínicas simples. Um ponto importante é que houve poucos encaminhamentos à UPA, o que mostra que a estrutura montada no local tem sido resolutiva e eficiente.
O encaminhamento dos pacientes à UPA ou aos hospitais é regulado pelo Samu, que é parceiro da Secretaria Municipal de Saúde, assim como o Corpo de Bombeiros.
Rotas de emergência
Natanael ressaltou que o plano de contingência prevê rotas de saída de emergência para as ambulâncias. Em atendimento na Expopato, elas sairão pela parte de trás do Parque de Exposições, pela rua José Fraron até o acesso à BR-158, garantindo acesso rápido através da rodovia, com auxílio da Polícia Rodoviária Federal.
Natanael frisou que as equipes da Secretaria Municipal de Saúde estarão disponíveis para atendimento no Parque de Exposições, durante a Expopato, para fazer os atendimentos necessários e garantir a segurança dos visitantes.


