Saúde

No sábado (10) a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar uma ação na praça Presidente Vargas, das 9h às 12h, de alerta aos perigos da automedicação. Alusivo ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, celebrado em 5 de maio, o evento quer chamar a atenção da população sobre a necessidade da utilização correta dos fármacos. 

 

Seguindo orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para não correr riscos, deve-se evitar tomar medicamentos sem orientação de um profissional de saúde, não tomar medicamentos vencidos, nem utilizar nenhum indicado para tratar outras pessoas. 

 

Também é um risco comprar medicamentos em locais que não sejam as farmácias ou drogarias. Não comprar medicamentos com embalagens amassadas, lacres rompidos, rótulos que soltam facilmente ou estejam apagados e borrados. 

 

A coordenadora da Central de Abastecimento da Saúde (CAS), Zeliane Lovatel, destacou que além das orientações sobre o uso racional dos medicamentos, a ação de sábado (10) na praça vai contar com espaço de coletas de medicamentos vencidos ou em desuso, para o descarte correto, testes de glicemia e aferição da pressão arterial. 

 

O Ministério da Saúde adverte que a automedicação traz riscos à saúde, pois a ingestão de substâncias de forma inadequada pode causar reações como dependência, intoxicação e até a morte. 

 

*Fique atento*

– Segurança no uso: caso se sinta mal ou suspeite de reações adversas a medicamentos, procure auxílio de um médico, farmacêutico ou da equipe de saúde;

 

– Evite a automedicação: não utilize medicamentos por conta própria ou sem indicação de um profissional de saúde, pode ser perigoso;

 

– Utilização correta: use seus medicamentos na dose prescrita, nos horários corretos, pelo tempo indicado e da forma adequada;

 

– Descarte e armazenamento adequados: descarte os medicamentos em coletores próprios, não utilize remédios vencidos, evite guardar em lugares quentes e úmidos;

 

– Esclareça suas dúvidas: não fique com dúvidas sobre como utilizar seus medicamentos, procure sempre ajuda do médico, do farmacêutico ou da equipe de saúde.