Saúde

Na tarde de terça-feira (14), a Prefeitura de Pato Branco reuniu agricultores familiares, feirantes, agentes de saúde, público do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), profissionais da área e a população em geral, no CTG Carreteando a Saudade, para repassar informações sobre a prática e os benefícios das plantas medicinais no dia a dia.

 

O curso faz parte do projeto Plante e Colha Saúde, realizado em parceria com a Sustentec e a Itaipu Binacional, que também irá capacitar os profissionais de saúde para que possam repassar informações à população nos atendimentos através do Programa Saúde da Família (PSF). 

 

Esta ação da Administração Municipal integra o Programa Itaipu Mais Que Energia, que alinha a geração de energia com responsabilidade social e ambiental, e também está de acordo com o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. 

 

As plantas medicinais são um recurso importante na manutenção da saúde e da qualidade de vida da população, cujo uso ocorre há milhares de anos e é repassado de geração em geração. 

 

Adriana Honaiser Favero, nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde, destacou que um dos objetivos do projeto é reduzir, em longo prazo e dentro das possibilidades, o consumo de medicamentos convencionais, que além trazerem efeitos colaterais em muitos casos, geram impacto para descarte de embalagens e dos próprios medicamentos não utilizados. 

 

Ao utilizar as plantas medicinais é possível valorizar conhecimentos populares de cuidados com a saúde. Em Pato Branco, a iniciativa é uma parceria das Secretarias de Saúde, Assistência Social, Agricultura e Educação e Cultura. O projeto é dividido em fases, e o curso de uso popular das plantas medicinais foi a primeira delas, depois terão outros cursos, como o de cultivo das plantas e sobre prescrição para os profissionais da saúde.

 

A Cartilha de Uso Popular de Plantas Medicinais do projeto Plante e Colha está disponível em formato digital através do link: Cartilha-Uso-Popular-Plante-e-colha-saude-_compressed