DepatranNotícias

Os agentes do Departamento de Trânsito de Pato Branco (Depatran) participaram, nesta quinta-feira (6), de uma instrução de nivelamento conduzida pela Polícia Militar do 3º BPM. O treinamento teve como objetivo aprimorar as práticas operacionais e fortalecer a integração entre as instituições para um melhor controle e fiscalização do trânsito na cidade.

A instrução foi dividida em duas partes: teórica, realizada pela manhã, e prática, conduzida no período da tarde. O chefe do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), aspirante Duarte, da Polícia Militar, destacou a relevância desses temas para o dia a dia dos agentes. “A intenção da instrução hoje era abordar três principais temas. O primeiro relativo à postura e compostura dos agentes, a maneira como eles vão se portar e interagir com o público. 

O segundo tema tratou das alterações em ciclomotores, que é uma queixa frequente tanto no Batalhão quanto no Depatran. “Por fim, falamos sobre a montagem de bloqueios de trânsito, com uma parte teórica e uma prática, observando as principais irregularidades e simulando situações reais de uma blitz”, explicou Duarte.

A agente de trânsito Taiane Bertollo reforçou a importância da capacitação para a segurança e eficiência na atuação dos agentes. “Tratamos sobre abordagem e formas corretas de execução, recebemos instruções sobre blitz e aprendemos mais sobre escapamentos de motocicletas, diferenciando descarga livre de escapamentos adulterados. Isso é fundamental para que o agente tenha plena certeza na hora da fiscalização, evitando erros e garantindo um trânsito mais seguro para todos”.

O diretor do Depatran, Romulo Faggion, reforça que a segurança viária é uma responsabilidade compartilhada entre as instituições e a população. “A colaboração dos cidadãos é essencial para um trânsito mais seguro e organizado em Pato Branco.”

Foto: Helmuth Kühl – Prefeitura Municipal de Pato Branco-PR

Foto: Helmuth Kühl – Prefeitura Municipal de Pato Branco-PR