AeroportoNotícias

Uma data para entrar na história da aviação regional e na memória dos pato-branquenses. Nesta terça-feira (12), o Aeroporto Regional de Pato Branco – Professor Juvenal Loureiro Cardoso, recebeu o milésimo pouso de um voo comercial, consolidando sua importância como porta de entrada e saída para o Sudoeste do Paraná.

O voo de número 1.000 veio de Curitiba, com 62 passageiros a bordo, entre eles, dona Ilka Zandoná, moradora da capital paranaense, que chegou à cidade para celebrar o aniversário da filha e reencontrar a neta e os bisnetos. “Sempre utilizo o aeroporto para vir a Pato Branco. A viagem é tranquila e facilita muito o deslocamento. Hoje, foi ainda mais especial por estar neste voo simbólico e poder reencontrar minha família”, relatou.

Desde o primeiro pouso em 10 de janeiro de 2019, com um ATR 72-600 da Azul Linhas Aéreas, a rota entre Pato Branco e Curitiba foi o marco inicial de uma evolução. Em setembro de 2024, uma nova fase se iniciou com a abertura de voos diretos para Campinas (SP), ampliando as conexões e facilitando o acesso a outras regiões do Brasil.

A expansão das rotas, com a inclusão do voo direto para Campinas em setembro de 2024, ampliou ainda mais as possibilidades de conexão para os passageiros da região. Atualmente, o aeroporto conta com duas rotas comerciais ativas (Pato Branco x Curitiba e Pato Branco x Campinas), atendendo a uma demanda crescente e evidenciando o protagonismo regional de Pato Branco.

Investimentos estruturais e planejamento de expansão

O secretário municipal de Engenharia e Obras, Osmar Braun, acompanhou a chegada do milésimo voo e destacou os avanços na infraestrutura aeroportuária e os próximos passos do município.

“Este é um momento significativo para Pato Branco. Já estamos em fase de finalização do projeto executivo do novo terminal de passageiros e da nova pista de táxi, que conectará o terminal à pista de pouso e decolagem. Também está prevista uma ampliação no comprimento da pista principal, permitindo o recebimento de aeronaves de maior porte”, afirmou Braun.

Braun acrescentou que as obras seguem o cronograma estabelecido em parceria com a operadora e com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). “Estamos atentos às exigências técnicas e à necessidade de garantir a continuidade das operações regulares. A meta é concluir essas etapas dentro dos próximos dois anos, viabilizando a operação com aeronaves a jato e ampliando o acesso a novas rotas e tarifas mais acessíveis à população”, completou.

Prefeitura projeta aeroporto como vetor de desenvolvimento regional

O prefeito de Pato Branco, Géri Dutra, também esteve presente no aeroporto para recepcionar os passageiros do milésimo voo e ressaltou a importância estratégica da estrutura para o desenvolvimento do município e do Sudoeste.

“Este é um momento histórico para Pato Branco e para toda a região. A presença de voos comerciais impulsiona diversos setores, da economia à saúde, e fortalece o papel do nosso município como polo regional. Com os investimentos já programados, como a construção do novo terminal e a nova pista de taxiway, teremos condições de ampliar a oferta de voos e atrair novas companhias aéreas”, declarou.

Dutra informou que o projeto do novo terminal já passou pelas devidas adequações técnicas, recebeu pareceres favoráveis da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado e do Tribunal de Contas, e já conta com autorização da Câmara Municipal para a contratação do financiamento da contrapartida municipal, no valor de R$ 8 milhões.

Além da atuação técnica, o município também articula, junto a entidades regionais como a AMSOP, ACAMSOP e associações empresariais, um movimento regional pela ampliação das rotas e a atração de novas companhias aéreas, como Gol e LATAM, para operar no aeroporto de Pato Branco.

“Estamos diante de uma estrutura consolidada, com aeronaves que decolam e aterrissam com lotação praticamente máxima. A ausência de voos em outras cidades da região, como Guarapuava, aumenta ainda mais a responsabilidade e a oportunidade de Pato Branco como ponto de apoio logístico para todo o Sudoeste”, reforçou o prefeito.

Números em 2025

De janeiro a julho de 2025, o Aeroporto de Pato Branco registrou:

  • 19.960 passageiros em voos regulares (comerciais);

  • 4.053 passageiros em aviação geral (voos privados e táxi aéreo);

  • 49 operações aeromédicas, com 56 passageiros;

Totalizando 24.069 atendimentos no período.