A Prefeitura de Pato Branco realizou, na noite de segunda-feira (22), mais uma ação de abordagem social, com busca ativa de pessoas em situação de rua, vulnerabilidade ou violação de direitos, em espaços públicos.
A ação contou com a participação de servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Secretaria Municipal de Saúde, além de voluntários da Missão SOS Vida, da Casa Santa Marta e a Polícia Militar.
A coordenadora da Abordagem Social, Mariana Passoni, destacou que a ação tem o objetivo de localizar pessoas em situação de rua que estejam precisando de ajuda, de alimentação, de estadia, de encaminhamento para emissão de documentos ou de algum tratamento relacionado a vícios.
Quando há pessoas com etilismo ou problemas relacionados a drogas, é oferecido tratamento para homens e mulheres em comunidades terapêuticas, onde recebem todo o amparo necessário. Porém, no primeiro momento, essas pessoas são encaminhadas para a Casa de Passagem, para que sejam identificadas as suas necessidades e disponibilizado o atendimento.
Atendimentos em 2025
Carlos Henrique Galvan Gnoatto, diretor do SUAS, comentou que em 2024 foram registrados 1.091 atendimentos de abordagem social, para 532 pessoas. Já em 2025, esse número chegou a 2.490 atendimentos, alcançando 807 pessoas, o que evidencia a ampliação e o fortalecimento do serviço no município.
No início de 2025, também foi implantado um espaço próprio para o Serviço Especializado em Abordagem Social, localizado na rodoviária, com equipe exclusiva para a execução das ações e a atuação de um profissional de nível superior, assistente social, qualificando ainda mais o atendimento ofertado.
Carlos Gnoatto enfatizou que em comparação com 2024, o ano de 2025 teve um aumento de cerca de 128% nas abordagens realizadas, até o mês de novembro.






