Secretaria da Saúde

A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está trabalhando para oferecer o melhor à população. Na última semana, profissionais do município participaram de uma capacitação promovida pelo Ministério da Saúde, com a presença de três representantes municipais de Pato Branco e um representante da 7ª Regional de Saúde, sobre o programa que está disponibilizando implantes contraceptivos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

 

Neste mesmo período, Pato Branco recebeu o primeiro lote com 330 dispositivos contraceptivos, permitindo o início da oferta do método para mulheres com indicação clínica e que desejam utilizá-lo, estando na faixa etária de 14 a 49 anos.

 

A coordenação da Rede Materno Infantil, enfermeira Kelly Cristine Wolf Defaveri, destacou que a proposta é que a inserção do implante contraceptivo, conhecido comercialmente como Implanon NXT, seja descentralizada, permitindo o acesso em diversos pontos, como Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Rede Materno Infantil, setor de maternidade no pós-parto imediato, Centro de Orientação e Apoio Sorológico (COAS), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi).

 

Interessadas

As mulheres interessadas devem procurar a Estratégia Saúde da Família (ESF) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência, onde passarão por avaliação multiprofissional, incluindo análise da indicação do método e verificação de possíveis contraindicações. Estando tudo adequado, será realizado o encaminhamento para a inserção. Portanto, todas que tiverem interesse devem buscar orientação diretamente na ESF do seu bairro.

 

A enfermeira Kelly ressaltou que enquanto as equipes das unidades passam pelo processo de capacitação, previsto para iniciar a partir de janeiro de 2026, em parceria com a 7ª Regional de Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA), o serviço começará de forma centralizada na Rede Materno Infantil Mãe Pato-branquense, onde a equipe já está habilitada. Posteriormente, poderá ser inserido também nas UBSs.

 

Além disso, frisou Kelly, as mulheres que desejarem já poderão realizar a inserção do Implanon NXT no período pós-parto, diretamente na maternidade. Para isso, é importante que informem essa escolha ainda durante o pré-natal, para que a recomendação seja avaliada junto ao médico responsável.

 

Planejamento reprodutivo

Segundo a SESA, a saúde pública dará um salto em planejamento reprodutivo com a incorporação desse implante subdérmico contraceptivo de etonogestrel no SUS, em todo o estado, inclusive em Pato Branco. Pode custar entre R$ 2 mil e R$ 4 mil no setor privado, porém será distribuído de forma gratuita na rede pública.

 

Eficácia

O implante subdérmico de etonogestrel é um contraceptivo reversível de longa duração (LARC), com eficácia de até três anos e retorno rápido da fertilidade após a remoção. Considerado altamente eficaz, o método reduz falhas comuns relacionadas ao uso contínuo de anticoncepcionais diários ou mensais. 

 

A incorporação ao SUS foi estabelecida pelas Portarias MS nº 47 e 48, de 8 de julho de 2025, com previsão de distribuição nacional de 500 mil unidades ainda em 2025 e expansão para 1,8 milhão até 2026. Pelas suas vantagens, o implante é uma estratégia eficaz para o enfrentamento da gestação não intencional.