Educação

A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, divulga o cronograma de matrículas e rematrículas na rede municipal.

 

A matrícula on-line de direcionamento de novos estudantes na rede estadual, para alunos do 5º ano de toda rede municipal, deverá ser confirmada pelo site www.areadoaluno.seed.pr.gov.br, no período de 10 a 21 de novembro.

 

As rematrículas de todos os anos e séries, em todas as instituições da rede municipal de ensino ocorrem de 10 a 19 de novembro, de forma presencial nas unidades. 

 

Matrículas novas para a Educação Infantil 4, Educação Infantil 5 e 1º ano do Ensino Fundamental, para alunos oriundos de outras instituições, públicas ou privadas, ocorrem entre os dias 24 e 28 de novembro.

 

Matrículas por transferência – para iniciar na nova instituição em 2026, para alunos de 0 a 3 anos e infantil 4, nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs); e alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, nas Escolas, ocorre entre os dias 1° e 5 de dezembro.

 

A Secretaria de Educação ressalta que enquanto houver vagas disponíveis, novas matrículas poderão ser aceitas até o final do ano letivo de 2025 e início do ano letivo de 2026.

 

Documentação necessária:

São documentos obrigatórios para a matrícula 2026:

  • Certidão de nascimento;
  • CPF do estudante;
  • Documento oficial de identificação com foto do responsável legal que contenha o seu CPF;
  • Comprovante de residência do estudante emitido pela Sanepar ou Copel;
  • Comprovante da situação vacinal do estudante conforme determina a Lei Estadual n.º 19.534/18 e Lei Federal n.º 14.886/23;
  • Nos casos de transferência: declaração de matrícula ou  histórico escolar.

 

Declaração de vacina:

A Secretaria Municipal de Saúde informa que as declarações de conformidade com o calendário vacinal serão emitidas exclusivamente pelas salas de vacina públicas e privadas, somente quando todas as vacinas de rotina estiverem de acordo com o calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI). 

A não emissão da declaração indica ausência de conformidade com o esquema vacinal exigido. Nesse caso, os pais devem levar o aluno até uma sala de vacina, acompanhado da caderneta, para regularizar a situação vacinal e receber a declaração que precisa ser apresentada nos CMEIs e nas escolas, para efetuar as matrículas e rematrículas.

A Educação destaca ainda que, na falta da declaração, a matrícula será efetivada e aos pais será dado um prazo de 30 dias para providenciar o documento.