Educação

Nesta segunda-feira (20) ocorreu a cerimônia de premiação da 30ª edição do Programa Agrinho, promovido pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) com o apoio do Governo do Estado. O evento foi realizado no Expotrade Convention Center, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, e reuniu mais de 5 mil pessoas entre alunos, professores e representantes das redes públicas e privadas de ensino. 

O Município de Pato Branco participou do concurso e foi finalista na categoria Redação Regional (2º ao 5º ano – Ensino Fundamental – Rede Pública). Foram premiadas as instituições de ensino: Escola Municipal Guido Victor Guerra (oficialmente documentada como São João Batista de La Salle), Escola Municipal Bairro Planalto (CAIC) e Escola Municipal Irmã Dulce.

Na Escola Municipal Guido Victor Guerra, o estudante César Schuster Domiciano e a docente Simone dos Santos Painim, foram vencedores na subcategoria Redação 2° ano – Ensino Fundamental I (1° lugar).

Na Escola Municipal Bairro Planalto (CAIC), a aluna Cecília Dembinski Garbin e a professora Rosiee Cristina Sgarbossa, venceram na subcategoria Redação 4° ano – Ensino Fundamental I (3° lugar).

Na Escola Municipal Irmã Dulce, a estudante Bianca Duarte Felipan e a docente Vania Cristina Peloso, venceram na subcategoria Redação 5° ano – Ensino Fundamental I (3° lugar).

 

Aprendizado e diálogo

A professora Simone destacou que participar do programa proporcionou aos alunos momentos de aprendizado e diálogo, permitindo que os alunos refletissem sobre a importância da conexão entre campo e cidade. 

Sobre o processo, Simone ressaltou que na etapa final os alunos produziram redações sobre o tema e uma foi selecionada para representar a turma no concurso. O trabalho do aluno César Schuster Domiciano conquistou o prêmio Agrinho, que foi destinado ao estudante autor da redação e à professora orientadora, Simone dos Santos Painim, reconhecendo o empenho e a dedicação de ambos.

“Essa conquista representou o reconhecimento do trabalho feito com carinho e dedicação. Foi uma experiência que motiva ainda mais nossos alunos a acreditarem no próprio potencial e mostrou que a educação pode transformar vidas”, enfatizou a professora.

 

Incentivo para os alunos

A professora Vania também frisou que participar do Agrinho foi uma jornada de aprendizado e crescimento. “Nossa escola sempre participa e incentiva nossos alunos. Ver a Bianca, do 5º ano, conquistar a premiação em um concurso estadual é motivo de muito orgulho e alegria”. 

Vania destacou que, como professora, se sente grata e realizada por fazer parte dessa conquista, que reflete o empenho dos alunos e o incentivo dos professores. “Estar em Curitiba para receber o prêmio foi um momento inesquecível e emocionante, que certamente ficará para sempre na nossa memória. Compartilhamos essa experiência maravilhosa com o desejo de inspirar ainda mais alunos a participarem nos próximos anos”, completou.

Esta foi a quarta premiação da professora Rosiee no Agrinho. “O evento demonstra não só o reconhecimento e a valorização do trabalho de alunos e professores, mas, principalmente, reforça o entendimento de que a educação é o alicerce básico para a formação ética, responsável e cidadã. São aspectos trabalhados em sala de aula, durante a abordagem da principal temática do programa. O Agrinho tem estimulado alunos e professores a refletirem sobre como o meio urbano e rural se integram, se complementam e fortalecem”, destacou.

 

MPT na Escola

A Escola Municipal José Fraron foi finalista do Prêmio MPT na Escola 2025, na etapa estadual, através do aluno Pedro Tavares, na categoria Poesia, intitulada Infância Perdida.

O Prêmio MPT na Escola é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT) que seleciona e premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais criados por alunos de escolas públicas que participam do projeto. 

O objetivo principal é conscientizar sobre a erradicação do trabalho infantil e promover a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, através de atividades em sala de aula e de um concurso em quatro categorias: conto, desenho, música e poesia. (Crédito: Sistema Faep e Arquivo Pessoal)

 

.          .