A Administração Municipal de Pato Branco recebeu, nesta sexta-feira (8), a visita do Secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Família do Paraná, Rogério Carboni, para oficializar o repasse de R$ 207 mil à Associação de Voleibol de Pato Branco (Pato Vôlei), por meio do Fundo para Infância e Adolescência (FIA). O recurso, via Secretaria Municipal de Assistência Social, será utilizado para ampliar o atendimento a crianças e adolescentes por meio do esporte.
O secretário estadual Rogério Carboni ressaltou a importância do investimento em projetos sociais de base comunitária e destacou o papel das entidades do terceiro setor na efetivação das políticas públicas. “Esse é um recurso importante para atividades esportivas voltadas a crianças e adolescentes. Nosso objetivo é fazer com que o dinheiro chegue na ponta, às entidades que têm contato direto com quem mais precisa. Este repasse para o Pato Vôlei, foi o primeiro do Sudoeste a ser aprovado no edital estadual entre mais de 1.500 propostas. É motivo de orgulho e inspiração para toda a região.”
De acordo com o presidente do Pato Vôlei, Rodrigo Marchesi, o repasse é uma conquista histórica que vai permitir a ampliação dos atendimentos a crianças e adolescentes que antes estavam fora do projeto. “Foi uma surpresa muito boa. Esse foi o primeiro projeto que escrevemos para o edital estadual e já tivemos esse retorno. Com esse recurso, vamos conseguir atender mais jovens, utilizar mais ginásios e horários alternativos, tirando crianças das ruas, do celular, da televisão, e inserindo elas num ambiente saudável, de disciplina e convivência em grupo. É uma conquista que vai além do esporte, é sobre transformação social,” enfatizou.
O conselheiro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Yan Leonardo Ben, também esteve presente e elogiou a efetivação do repasse. “É muito positivo ver a Secretaria de Estado aplicando os recursos de forma concreta, fazendo com que eles cheguem aos municípios e beneficiem diretamente as crianças e adolescentes. As associações esportivas têm um papel fundamental na promoção de direitos, inclusão e desenvolvimento. Esse tipo de investimento é essencial para fortalecer essas iniciativas na base.”
Solicitação de recurso para novo CRAS
Durante o encontro, o prefeito Géri Dutra entregou, em mãos, um ofício solicitando apoio financeiro do Governo do Estado para a construção de um novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O objetivo é ampliar os serviços de proteção social básica à população em situação de vulnerabilidade social, especialmente nas regiões mais afastadas do centro urbano, como a zona sul da cidade.
“É sempre uma satisfação receber lideranças que têm feito a diferença. O secretário Carboni já nos ajudou em outras pautas, como na questão do Loteamento Siliprandi, e agora está aqui novamente, não só trazendo recursos, mas também ouvindo nossas demandas. Solicitamos um novo CRAS justamente para atender melhor as famílias que mais precisam, oferecendo acolhimento, qualificação e inserção no mercado de trabalho. E estamos felizes também com a chegada dos R$ 207 mil ao Pato Vôlei, um projeto que promove disciplina e oportunidades para nossos jovens,” destacou o prefeito.