EducaçãoNotícias

Foto: Helmuth Kühl – Prefeitura Municipal de Pato Branco-PR

Nesta terça-feira (25), a secretária Municipal de Educação e Cultura, Ivete Ferrarini Iakmiu, esteve na Câmara Municipal de Pato Branco para apresentar um diagnóstico da educação na cidade. O evento foi promovido pelo vereador Fabrício Preis de Mello (PL), com o objetivo de discutir questões cruciais do setor educacional.

Os vereadores Alexandre Zoche (PRD), Claudemir Zanco (PL), Diogo Grando (PRD), Joecir Bernardi (PSD), Rafael Foss (União Brasil) e Rodrigo Correia (União Brasil) também participaram do encontro, além do assessor Legislativo da Prefeitura Municipal, Carlinho Polazzo.

O líder do governo na Câmara, Fabrício Preis de Mello enfatizou a importância do encontro, destacando a necessidade de esclarecer as questões e dúvidas levantadas pelos vereadores. “O vereador é o pára-choque da administração municipal. Como líder do governo, meu papel é garantir que todas as informações cheguem de forma clara à população e que as dúvidas sejam resolvidas. Discutimos pontos importantes, como a alimentação escolar, vagas nos CMEIs e novas obras em andamento, como o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do Fraron, Gralha Azul, Veneza e Pinheirinho”.

De acordo com a secretária , Ivete Ferrarini Iakmiu, durante a reunião, foram apresentados dados detalhados do Plano Municipal de Educação e abordados os desafios enfrentados, com destaque para a inclusão de alunos com, sendo que “atualmente, são 352 crianças com laudos específicos. O trabalho do professor de apoio é essencial para ajudar essas crianças em suas necessidades básicas, como alimentação e cuidados pessoais. No entanto, a parte pedagógica fica a cargo do professor regente”, explicou Ivete.

Ela também anunciou que a Prefeitura está organizando um novo Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratar mais profissionais da área, com a intenção de melhorar o suporte pedagógico e multidisciplinar para os

Foto: Helmuth Kühl – Prefeitura Municipal de Pato Branco-PR

alunos. “Estamos conscientes da dificuldade dessa realidade, especialmente para as famílias e professores, buscando a cada dia novas possibilidades de atender essa demanda respeitando as especificidades.”.

Outro tema de grande relevância foi a falta de vagas nas creches. Ivete informou que mais de 200 novas vagas foram abertas recentemente, otimizando espaços já existentes. No entanto, para atender crianças mais novas, com menos de três anos, é necessário adequar os espaços das escolas, uma tarefa que envolve desafios logísticos e estruturais.

Sobre a expansão da oferta de vagas, a secretária afirmou que o município está em processo de análise de três projetos para a construção de novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). “Além disso, a Prefeitura tem trabalhado na manutenção das escolas existentes, com reparos realizados por uma equipe interna, mas algumas unidades necessitam de investimentos mais significativos”, explicou. 

A questão do material didático também foi discutida. Ivete mencionou que a Secretaria de Educação está avaliando a continuidade do uso do material adotado durante a pandemia, o “Aprende Brasil”, levando em consideração a opinião de professores e pais. “Estamos ouvindo a comunidade escolar para tomar uma decisão mais acertada. O objetivo é que, após esse processo de avaliação, os professores possam opinar sobre o material mais adequado para o desenvolvimento pedagógico dos alunos.”

A Secretária ainda destacou que o município continua investindo na formação dos profissionais da educação, com capacitações voltadas para o atendimento às necessidades especiais, além de manter a atenção nas questões estruturais das escolas e na ampliação das vagas nas creches.