Sábado (18) foi dia de castrar, de forma gratuita, cães e gatos que estavam na fila de espera da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) e o Instituto Água e Terra (IAT), a Prefeitura de Pato Branco realizou 80 castrações através do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (Castrapet Paraná).
O programa, realizado em parceria com as prefeituras, busca o controle populacional dos animais e a prevenção de zoonoses. De acordo com a médica veterinária da Secretaria de Meio Ambiente, Kimberli Barbosa, a ação atendeu animais de famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico), além de animais resgatados por ONGs e de protetores independentes. Fora o controle da natalidade, o projeto foca em controlar a população de animais abandonados e melhorar a saúde dos pets de Pato Branco.
Castrações
A ação de sábado, realizada no Parque de Exposições, previa castrar 108 animais. Para isso, a Secretaria fez o cadastro prévio de 130 pets, ainda em 2024. No entanto, apenas 80 acabaram realizando o procedimento. Alguns não estavam aptos e foram dispensados na avaliação física. Esses terão o procedimento reagendado.
“A empresa contratada pelo Castrapet forneceu todas as informações do pós-operatório aos tutores, além da medicação. Os machos devem usar o colar elisabetano e as fêmeas roupas pós-cirúrgicas. Os pets devem tomar a medicação por sete dias e depois retirar os pontos. Se houver alguma intercorrência, os tutores devem procurar a empresa que fez a castração. O contato está na receita que foi entregue no dia”, explicou.
Novos agendamentos
Para realizar as castrações gratuitas, tutores que cumprirem os requisitos devem fazer a inscrição na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, localizada junto à Prefeitura, apresentando a folha resumo do CadÚnico e documentos pessoais. “Assim os animais entram na fila e vamos agendando os procedimentos de acordo com as vagas”, destacou.
A veterinária frisou que a demanda é grande e que uma ação que contempla esse número de animais em um único dia é fundamental, principalmente porque a Secretaria levaria em torno de um mês para realizar esse número de castrações.