A Secretaria Municipal de Assistência Social repassou, na sexta-feira (17), o montante de R$ 1 milhão e 90 mil a entidades de Pato Branco, proveniente do Fundo da Infância e Adolescência (FIA).
Foram atendidas 18 entidades do município, que atuam em diversas áreas de assistência social. Os valores são oriundos de um chamamento público realizado no ano de 2024, homologados em dezembro passado.
Os recursos estão divididos em cinco eixos estratégicos: esporte, saúde, segurança alimentar, educação, cultura e arte, além de inclusão de Pessoas com Deficiência (PCD) e iniciativas voltadas ao mercado de trabalho.
A divisão tem por objetivo apoiar de maneira ampla e eficiente as diversas frentes de atuação do terceiro setor na cidade, potencializando o impacto de cada projeto na comunidade.
O prefeito de Pato Branco, Géri Dutra, destacou a importância desses recursos para as entidades, principalmente para as crianças que serão beneficiadas. “Sempre me propus a fazer parte da vida pública por isso. Não há nada melhor do que ter a oportunidade de transformar vidas, por meio da educação, do esporte, da cultura. Fizemos uma pequena parte, que foi dar celeridade ao processo e cumprir o prazo, que será a marca da gestão”, enfatizou.
O secretário municipal de Assistência Social, Paulinho Centenaro, destacou que sem o terceiro setor seria muito difícil atender todas as demandas do trabalho social que há no município. Também solicitou às entidades cuidado no uso dos recursos e na prestação de contas, deste e de outros chamamentos que virão. “Se o trabalho realizado com os recursos for efetivo e realmente acontecer, vamos sentir isso a curto e médio prazo, porque as demandas vão diminuir, tanto no CREAS quanto no Conselho Tutelar”, destacou.
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Samuel Staczewski Santos, enfatizou a parceria que o conselho tem com as entidades na realização dos projetos e a importância da participação de organizações, pessoas físicas e empresas na destinação dos recursos.
O vereador Alexandre Zoche, vice-presidente da Câmara Municipal de Pato Branco, representou o Legislativo no ato de entrega dos recursos. Ele enfatizou a importância desses valores para o desenvolvimento do município. Para ele, as divergências partidárias encerraram em 6 de outubro e a partir de então todos os trabalhos serão realizados em conjunto, em prol da população.
A presidente da Fundação Patobranquense do Bem-Estar (Fundabem), Caroline Domingos Mezzalira, disse que os recursos serão empregados em atividades destinadas as crianças e adolescentes acolhidos pela instituição, como oficinas de inglês, taekwondo e laboratório de informática.
O presidente da Associação Patobranquense de Futsal Feminino, Claudiomir Chimello, contou que o recurso servirá para dar continuidade aos projetos sociais que estão em andamento. Atualmente, a instituição atende 150 meninas em vulnerabilidade social, com atividades esportivas, em cinco polos da cidade.
Edemar Galeazzi, representante da Associação dos Tenistas de Pato Branco, disse que o recurso irá potencializar as atividades oferecidas às crianças, com foco na sua formação, disciplina e educação. As atividades acontecem nos bairros Menino Deus e
Santo Antônio, de forma gratuita, quatro vezes por semana.