A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que foi confirmado um caso de dengue tipo 3 no município, no bairro Jardim Floresta. Após a confirmação, as equipes da Vigilância em Zoonoses agiram rapidamente, iniciando bloqueios e mutirões nos bairros Jardim Floresta e Santa Fé para conter a propagação do vírus.
Em apenas um dia de trabalho, foram retiradas 10 cargas de entulhos e lixo. Durante a ação, diversos pontos de risco que favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, foram identificados.
Pato Branco já registrou casos confirmados de dengue tipo 2 e, agora, do tipo 3. A dengue é causada por um vírus com quatro sorotipos diferentes (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4), transmitidos pela picada do Aedes aegypti. Cada sorotipo pode circular de forma independente, e uma pessoa pode ser infectada por diferentes tipos ao longo da vida. Embora os sintomas sejam semelhantes (como febre alta, dores musculares, dor de cabeça e manchas na pele), infecções por sorotipos diferentes aumentam o risco de formas mais graves da doença, como a dengue hemorrágica, especialmente em casos de reinfecção. Por isso, a prevenção se torna ainda mais urgente em áreas com circulação de múltiplos sorotipos, como é o caso de Pato Branco.
Pedimos a colaboração de toda a população para que realizem uma inspeção cuidadosa e a limpeza de seus terrenos, eliminando possíveis focos de água parada, para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Ações que a população pode tomar
• Eliminar criadouros, como pratos de plantas, caixas d’água, pneus e outros recipientes com água parada;
• Tampar caixas d’água, lixeiras, ralos e bacias sanitárias;
• Limpar calhas, lajes e ralos;
• Cobrir piscinas e cisternas;
• Desobstruir calhas, lajes e ralos;
• Participar da fiscalização das ações de prevenção e controle da dengue;
• Usar repelentes em áreas de transmissão.