Educação

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pato Branco realiza atividades da Semana Pedagógica com diretores, coordenadores e professores da rede municipal de ensino, de 23 a 25 de julho. A proposta é proporcionar momentos de estudo e planejamento aos envolvidos no processo educativo, reforçando o compromisso com a valorização dos profissionais e a construção de uma prática pedagógica integrada e eficaz, promovendo o desenvolvimento coletivo em busca da superação dos desafios sociais e da educação. 

 

Na quarta-feira (23) teve palestra sobre inteligência socioemocional, ministrada por Daniela de Almeida Brito, no auditório do Centro Regional de Eventos. Na quinta-feira (24), oficina de contação de histórias, ministrada por Angela Catani, e atividades voltadas à educação básica e alfabetização, ministradas por Kellyn Rudnick, na sede da Universidade Aberta do Brasil (UAB); e orientações do tempo integral, por Eva Caciana de Almeida, no Departamento de Cultura. 

 

Na abertura da Semana Pedagógica teve apresentação artística do Projeto Danças Urbanas, conduzido pela professora Jaqueline Ribeiro Novaes, professora da Escola Municipal de Artes, acompanhada pelos alunos Manoela dos Santos, Davi Luiz Batista, Hony Neves, Laura Bez, Larah Viganó, Júlia Viganó, Bárbara Ferreira, Larissa Ribeiro, Lívia Justiano, Isabela Tricheis, Amara Ryzy e Júlia Camargo.

 

O prefeito Géri Dutra destacou, na oportunidade, a importância da valorização dos profissionais da educação e de se dar condições de trabalho para o setor, porque é através da educação que se prepara as gerações para o futuro. Segundo ele, na educação estão as oportunidades de um futuro promissor para a população e para o município. 

 

A secretária municipal de Educação e Cultura, Ivete Ferrarini Iakmiu, frisou a necessidade de se ter um olhar atento para as situações do cotidiano que precisam ser resolvidas, para então se ter uma educação inclusiva e pautada no desenvolvimento e na inovação. 

 

A Semana Pedagógica segue na sexta-feira (25) com atividades sobre utilização de impressora 3D, com Clodoaldo Bahls Filho, na Escola Municipal Guido Victor Guerra, além da oficina de contação de histórias, ministrada por Angela Catani; de língua inglesa, com João Mariussi, e capacitação sobre sistema redes de proteção, realizadas na UAB. 

 

Na sexta também haverá oficina sobre lutas, para os docentes de educação física, no Largo da Liberdade; e workshop sobre inclusão, direcionada aos docentes das salas de recursos multifuncionais, na UAB.