NotíciasProcon

A Prefeitura de Pato Branco lançou o programa “Endividei! E Agora?”. Idealizado pelo Procon, serão formados multiplicadores para prestar orientação e educação financeira, evitando o endividamento da população e na condução da solução dos problemas financeiros.

“A Lei do Superendividamento nos trouxe a responsabilidade de tentar, de alguma forma, ajustar a vida do consumidor que encontra-se superendividado. Mas de que adianta resolvermos o problema pontual, se não pensarmos que daqui a dois ou três meses, este mesmo consumidor poderá novamente recair na mesma situação do endividamento. Foi justamente buscando uma solução para este problema, que este programa, desenvolvido a várias mãos, foi pensado”, destaca a diretora do Procon Pato Branco, Elaine Menegola.

O ato de lançamento, com a presença de parceiros e autoridades, foi realizado ainda na quinta-feira (23). Na sexta-feira (24) foram realizadas as oficinas de planejamento, levantando as principais causas do endividamento da população, além das consequências.

A partir disso, será proposto um plano estratégico de ação. “O consumidor saindo da situação de endividamento, tendo educação e controle de suas finanças, poderá retornar ao consumo consciente, fomentando assim de forma positiva e sustentável a economia local”, complementa Elaine.

O programa também é realizado com a parceria do Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA/PR), da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Pato Branco (OAB/PR), do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ/PR), Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Pato Branco (Cejusc), Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco e Região (Sindicomércio), da Associação Comercial e Empresarial de Pato Branco (Acepb), da Câmara de Dirigentes de Lojistas de Pato Branco (CDL), Fecomércio – (Sesc, Senac, IFPD), União de Bairros, Unidep Afya, Uniprime, Cresol, Evolua e Sicoob.