Depatran

A partir da mobilização nacional do SEST SENAT, o Departamento Municipal de Trânsito de Pato Branco (Depatran) lançou a campanha Maio Amarelo, cujo objetivo é conscientizar os motoristas sobre a prevenção de acidentes de trânsito e respeito às diretrizes do Código Nacional de Trânsito.

Este ano a campanha tem como tema “A paz no trânsito começa por você” e envolve diversas entidades como Corpo de Bombeiros, SAMU, motoclubes e forças de segurança como Polícia Militar e Polícia Rodoviária.

“É preciso que a sociedade esteja atenta e tenha responsabilidade sobre as suas atitudes. O trânsito deve ser tratado com políticas públicas efetivas, pois o comportamento da população influencia diretamente em prejuízos não somente financeiros e materiais mas na possibilidade de preservar vidas”, destaca o diretor do Depatran, Robertinho Dolenga.

Ainda, de acordo com Dolenga, a frota de veículos circulando no município aumentou 38% nos últimos dez anos e as projeções são de ainda mais crescimento. O número é relevante, uma vez que, o Paraná registrou um aumento de 34% no mesmo período.

“Sem educação, não adianta só punirmos. A importância de prevenir é muito grande, já que um acidente de trânsito gera prejuízo em todos os sentidos para a sociedade, uma ambulância que vai atender uma vítima deixa de estar disponível para auxiliar um idoso que passe mal ou um crime violento”, explica o Tenente Jorge Drumond.

Serão realizadas ações durante todo o mês de maio, visando reforçar o cuidado tanto de motoristas, quanto pedestres, em relação ao uso de cinto de segurança, cadeirinha para crianças, respeito ao limite de velocidade e à faixa de pedestres, entre outros aspectos. Orientações nas escolas, minicircuito de trânsito, blitz educativa, doação de sangue e palestras são algumas das iniciativas que irão compor o cronograma até o dia 25.

“Em Pato Branco, o SAMU recebeu 239 acionamentos para atendimento a vítimas de acidentes de trânsito no último ano, sendo 28 casos de atropelamento. São essenciais as campanhas educativas como o Maio Amarelo no sentido de orientar e relembrar os motoristas”, explica Kelly Custódio Santos, diretora geral do Siruspa/SAMU Sudoeste do Paraná. “Já os custos financeiros com pacientes envolvidos em acidentes de trânsito gastos pelo SUS ultrapassou os R$36 milhões, somente no ano de 2023”, completa.

A campanha busca resgatar as obrigações dos motoristas, embora seja de conhecimento de todos, medidas incisivas se fazem necessárias e vem gerando resultado. Segundo os dados do SAMU, já pode ser observada a diminuição dos acidentes nas regiões onde foram instalados os dispositivos de controle de velocidade.

“A nossa atitude é que faz a diferença, acidente não tem local nem momento para acontecer, pode ser na esquina de casa. Um pai que perde um filho nunca mais será o mesmo, assim como um filho que fica órfão. O trabalho é feito constantemente e a campanha Maio Amarelo é um símbolo para reforçar nossa atenção diariamente”, reforça a delegada da Polícia Rodoviária Federal, Flávia Barros.