ExpopatoNotícias

A Prefeitura de Pato Branco realizou, na tarde desta terça-feira (4), uma reunião com artistas e bandas do município que manifestaram interesse em se apresentar na Expopato 2025. O encontro ocorreu no Gabinete Municipal e contou com a presença do chefe de Gabinete do Executivo, Ito Oliveira, e do assessor jurídico do Gabinete, Marcelo Tossulino Machado.

O credenciamento foi aberto por meio da Chamada Pública Simplificada nº 002/2025/CCO, publicada no início da semana, permitindo a inscrição de artistas e bandas residentes em Pato Branco para apresentações sem cachê durante a feira. A reunião teve como objetivo efetivar o cadastramento dos interessados e esclarecer dúvidas sobre a participação na programação oficial do evento.

Participaram do encontro 12 artistas/bandas dos gêneros sertanejo, samba/pagode, pop/rock e gospel. Conforme previsto no edital, a participação será sem cachê, ou seja, sem qualquer custo para o Município ou para a Comissão Central Organizadora. Todos os credenciados participarão de um sorteio, que definirá dia e horário das apresentações.

Esclarecimentos sobre a participação

Durante a reunião, o assessor jurídico do Gabinete, Marcelo Tossulino Machado, explicou que, desde o planejamento inicial da feira, a participação dos artistas locais já estava prevista. Para viabilizar o pagamento de cachês, o Município contratou uma empresa do Rio Grande do Sul para captação de recursos por meio da Lei Rouanet. Alguns dos músicos presentes foram contatados pela empresa, que solicitou orçamentos de shows como parte das informações necessárias à montagem do processo de captação via Lei Rouanet.

Entretanto, como o processo de captação teve início no segundo semestre, as empresas do município aptas a efetuar doações pela Lei Rouanet já não possuíam saldo disponível para incentivos culturais. Dessa forma, o Município ficou impossibilitado de realizar o pagamento de cachês neste momento.

Para garantir a participação dos artistas, a Administração acionou o Ministério Público, considerando a existência de estruturas de palco, som e tenda já licitadas e que podem ser utilizadas para montar um palco alternativo destinado às apresentações dos artistas locais durante a Expopato. Houve sinalização positiva do Ministério Público para o caso concreto.

“Não há recursos disponíveis e não há tempo hábil para um novo chamamento que possibilite o pagamento de cachê aos artistas locais, e isso foi esclarecido a todos os presentes. O compromisso da Administração é buscar, para eventos futuros, condições de viabilizar a participação de artistas locais com o devido pagamento dos respectivos cachês”, explicou Tossulino.

Ele também destacou que está sendo verificada a possibilidade de alguns artistas se apresentarem no palco principal, desde que atendidos os critérios técnicos. Caso a utilização do palco principal não seja viável, será montado um palco alternativo dentro da arena de shows, onde os artistas locais poderão realizar suas apresentações em horários que antecedem os shows principais, assegurando a visibilidade junto ao público da Expopato 2025.

Próximos passos

Uma nova reunião ocorrerá nesta quinta-feira (6), às 10h, no Gabinete Municipal. Na ocasião, será realizado o sorteio que definirá as datas e horários de apresentação de cada atração, já que todos os artistas cadastrados poderão se apresentar na Expopato 2025.

A Prefeitura reforça que a participação dos artistas locais é prioridade e que a Expopato 2025 está sendo organizada com compromisso e transparência, garantindo espaço para o talento pato-branquense.